Morre, aos 86 anos, o cineasta e produtor Roberto Farias

Luto

Publicado em 14/05/2018 - 18:58 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O cineasta Roberto Farias, de 86 anos, morreu nesta segunda-feira no Rio de Janeiro. Ele estava internado em um hospital em Copacabana, na zona sul da cidade, para tratamento de um câncer.

 

Nascido em 1932, em Nova Friburgo, na região serrana, Farias iniciou a carreira no cinema no começo dos anos 1950 como assistente de direção na produtora Atlântida.

 

A estreia como diretor foi com a chanchada  Rico Ri à Toa, de 1957. Realizador do clássico “O assalto ao trem pagador”, de 1962, Roberto Farias era diretor-presidente da Academia Brasileira de Cinema e foi diretor geral da Embrafilme, entre 1974 e 78. No anos 1960, colaborou ainda na Fundação da Difilm, distribuidora do Cinema Novo, ao lado do produtor Luiz Carlos Barreto.

 

No filme “Toda donzela tem um pai que é uma fera” de 1966, Farias cria um marco das comédias de costume carioca. O cineasta dirigiu ainda inúmeros sucessos de público como “Os paqueras” e “Roberto Carlos e o diamante cor de rosa”, de 1968 e “Roberto Carlos a 300 quilômetros por hora”, de 1971.

 

O longa Pra Frente, Brasil, lançado em  1982, estrelado por seu irmão, o ator Reginaldo Faria, foi o primeiro a abordar a tortura na ditadura militar. O longa ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Gramado, entre outros prêmios em festivais internacionais. Farias foi responsável também pelo sucesso “Os trapalhões e o Auto da Compadecida” , de 1987.

 

Na TV, dirigiu minisséries como "As Noivas de Copacabana" e "Memorial de Maria Moura", entre outros trabalhos, exibidos pela TV Globo. A Ancine, Agência Nacional do Cinema, e o Ministério da Cultura divulgaram nota destacando sua trajetória e prestando solidariedade à família.

 

A Academia Brasileira de Cinema afirmou que Farias deixa muitas saudades e um grande exemplo de vida. E que seus filmes continuarão presentes na história do cinema brasileiro.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo
Geral

Governo federal entrega 434 moradias populares no Espírito Santo

Nesta sexta (11), o presidente Jair Bolsonaro participou da entrega das moradias no Residencial Solar no município de São Mateus, no Espírito Santo.

Baixar arquivo