Morre, aos 86 anos, o cineasta e produtor Roberto Farias

Luto

Publicado em 14/05/2018 - 18:58 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O cineasta Roberto Farias, de 86 anos, morreu nesta segunda-feira no Rio de Janeiro. Ele estava internado em um hospital em Copacabana, na zona sul da cidade, para tratamento de um câncer.

 

Nascido em 1932, em Nova Friburgo, na região serrana, Farias iniciou a carreira no cinema no começo dos anos 1950 como assistente de direção na produtora Atlântida.

 

A estreia como diretor foi com a chanchada  Rico Ri à Toa, de 1957. Realizador do clássico “O assalto ao trem pagador”, de 1962, Roberto Farias era diretor-presidente da Academia Brasileira de Cinema e foi diretor geral da Embrafilme, entre 1974 e 78. No anos 1960, colaborou ainda na Fundação da Difilm, distribuidora do Cinema Novo, ao lado do produtor Luiz Carlos Barreto.

 

No filme “Toda donzela tem um pai que é uma fera” de 1966, Farias cria um marco das comédias de costume carioca. O cineasta dirigiu ainda inúmeros sucessos de público como “Os paqueras” e “Roberto Carlos e o diamante cor de rosa”, de 1968 e “Roberto Carlos a 300 quilômetros por hora”, de 1971.

 

O longa Pra Frente, Brasil, lançado em  1982, estrelado por seu irmão, o ator Reginaldo Faria, foi o primeiro a abordar a tortura na ditadura militar. O longa ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Gramado, entre outros prêmios em festivais internacionais. Farias foi responsável também pelo sucesso “Os trapalhões e o Auto da Compadecida” , de 1987.

 

Na TV, dirigiu minisséries como "As Noivas de Copacabana" e "Memorial de Maria Moura", entre outros trabalhos, exibidos pela TV Globo. A Ancine, Agência Nacional do Cinema, e o Ministério da Cultura divulgaram nota destacando sua trajetória e prestando solidariedade à família.

 

A Academia Brasileira de Cinema afirmou que Farias deixa muitas saudades e um grande exemplo de vida. E que seus filmes continuarão presentes na história do cinema brasileiro.

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo