Economia criativa foi tema de encontro promovido pela Cufa no Rio

Cultura

Publicado em 17/06/2018 - 12:12 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Incentivar o empreendedorismo cultural e a economia criativa. Esse é o objetivo do evento “#economiacriativageracultura”, realizado pela CUFA, Central Única das Favelas em parceria com o Ministério da Cultura.

 

A iniciativa reuniu jovens talentos, líderes comunitários, artistas e empreendedores culturais da periferia na sede da Cufa, em Madureira, na zona norte carioca. Uma exposição com fotos do cotidiano dos moradores de comunidades do Rio, além de apresentações de dança e música foram algumas das atividades desenvolvidas no encontro.

 

Moradores, artistas e empreendedores culturais locais tiraram dúvidas com técnicos do Ministério presentes no evento sobre os mecanismos de incentivo a iniciativas de incentivo à projetos culturais, como a Lei Rouanet e os editais de audiovisual.

 

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participou de um bate-papo mediado pela rapper Nega Gizza e pela jornalista e comentarista de economia Flávia Oliveira. Entre os assuntos tratados no evento, o ministro falou sobre a necessidade de desburocratizar o acesso a Lei Rouanet.

 

Outros que marcaram presença foram os presidentes da Ancine, Christian de Castro e da CUFA Global, Preto Zezé, o publicitário Caio Coimbra. O ator, cantor e agora empresário Serjão Loroza também veio prestigiar o evento. O artista lançou uma linha de cachaças saborizadas e destacou que a arte e a cultura são ferramentas importantes para fazer a diferença na vida das pessoas.

 

A Central Única das Favelas foi criada há 20 anos pelo empresário Celso Athayde, e pelos rappers Nega Gizza e MV Bill. A instituição apoia mais de mil favelas no estado do Rio de Janeiro além de desenvolver atividades culturais, esportivas, sociais e de entretenimento no Brasil e em 17 países.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo