Fica explora o mundo de Cora Coralina em versos e doces

Festival Internacional

Publicado em 08/06/2018 - 12:51 Por Andreia Verdélio - Goiás

“Entre pedras cresceu a minha poesia. Minha vida... Quebrando pedras e plantando flores. Entre pedras que me esmagavam levantei a pedra rude dos meus versos.” Ao conhecer esses versos da poetisa Cora Coralina, a artesã Ivana dos Passos Souza, de 50 anos, deu um resignificado à sua vida e fez da força de Cora sua própria força.


“Quando a gente lê os livros e vê como foi a vida dela, o quanto foi uma mulher dinâmica, por tudo que ela passou, as dificuldades, e foi crescendo, a gente acaba vivendo um pouco disso do que ela viveu. Cora foi uma mulher muito forte e conseguia passar isso para o papel. Quando alguém está com algum problema, as mulheres conversam e vamos pegar a força de Cora, ela poderia ter desistido, mas ela continuou”, disse Ivana.


A artesã faz parte de um grupo de 50 mulheres da Associação Mulheres Coralinas. Além de ser uma rede de apoio, por meio da associação elas agregam valor com a poesia de Cora aos seus produtos vendidos.


Ivana faz bolsas de tecido e vende mais quando borda os poemas de Cora nos produtos.


Diferentemente de Cora Coralina, que além dos versos encantava as pessoas com os seus doces glaceados, Ivana contou que não é “muito chegada a fazer doces”. Mas teve a oportunidade de aprender a fazer o alfenim, durante a oficina de gastronomia da recuperação da receita deste doce.


A oficina fez parte da programação do 20º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que acontece até domingo (10), na cidade de Goiás.


Hoje, apenas uma das antigas doceiras da cidade, dona Silvia Curado, sabe fazer o doce, que leva açúcar, limão e água, além do amido de milho ou polvilho, para dar a liga. O culinarista regional Rafael Lino foi quem ensinou as cerca de 15 mulheres a fazer o alfenim.


É um doce melindroso de se preparar, que se come mais pela beleza que pelo sabor, segundo Rafael.


“Ele tem que ser trabalhado rápido e requer certa criatividade artística. O alfenim é diferente, não pelo gosto, mas pelas artes”, disse.


Rafael conta que sabe moldar copos de leite e pombinhas de alfenim, que é um doce de origem árabe trazida pelos portugueses ao Brasil. Seu nome significa brancura.


O estudioso da culinária goiana disse que muitos dos doces feitos aqui são reinvenção dos doces portugueses, como o famoso pastelinho. Mas alguns são criações locais, como o doce de melancia cristalizado e o limãozinho recheado com doce de leite.


Além da oficina de gastronomia, durante o Fica são promovidas oficinas de artesanato e poesia e uma apresentação cultural de poesia.


O Fica é uma realização da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, do governo de Goiás. A equipe da Agência Brasil viajou a convite da organização do evento.

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo