Cacá Diegues é eleito imortal da Academia Brasileira de Letras

Cineasta

Publicado em 31/08/2018 - 09:09 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O premiado e aclamado cineasta Cacá Diegues foi eleito o novo imortal da Academia Brasileira de Letras. Diegues vai ocupar a cadeira de número 7, que ficou vaga com o falecimento do também cineasta Nelson Pereira dos Santos, no último dia 21 de abril. Ele recebeu 22 votos, dos 35 acadêmicos que votaram presencialmente ou por carta.

 

Cacá Diegues é alagoano de Maceió, tem 78 anos e mais de 20 filmes de longa-metragem. Ainda jovem se integrou à nova geração de cineastas que buscava registrar a verdadeira imagem do Brasil, num movimento que ficou conhecido como Cinema Novo, sob a liderança de Nelson Pereira dos Santos.

 

A estreia profissional de Cacá foi em 1962, quando dirigiu um dos episódios do filme "Cinco Vezes Favela", considerado obra inaugural do Cinema Novo. Dirigiu ainda grandes obra do cinema nacional como  “Ganga Zumba”, “Xica da Silva”, “Chuvas de verão”, “Bye Bye Brasil”, “Quilombo”, “Um trem para as estrelas”, “Tieta do Agreste”, “Deus é brasileiro”, “O maior amor do mundo”.

 

Seu último filme “O grande circo místico” foi inspirado na obra do poeta Jorge de Lima e abriu o Festival de Cinema de Gramado deste ano, no Rio Grande do Sul.

 

Para o eleito, suceder o amigo, também considerado um mestre, é algo como uma graça recebida. Diegues disse que a academia consolida seu papel de importância na cultura brasileira como um espaço não apenas dos escritores, mas também das artes.

 

O presidente da ABL, Marco Lucchesi, saudou a eleição de Cacá Diegues, pela importância que ele representa na cultura brasileira, afirmando que ele é também uma grande leitor pela qualidade dos seus roteiros.

 

Lucchesi comentou sobre a torcida que ganhou as redes sociais para que a academia elegesse a primeira mulher negra, a escritora Conceição Evaristo. Ele lembrou que a academia nasceu com um presidente negro, o escritor Machado de Assis, e afirmou que todas as pressões são legítimas.

 

Onze candidatos concorreram à sucessão de Nelson Pereira dos Santos.

 

Confira detalhes na reportagem. 

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo