Museu Nacional promove festival na Quinta da Boa Vista

Cultura

Publicado em 20/09/2018 - 18:38 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Um evento no Museu Nacional, que teve 90% do seu acervo destruído em um incêndio, vai marcar o encerramento da 12ª Primavera dos Museus. 

 

Promovida pelo Ibram, Instituto Brasileiro de Museus, a programação deste ano, aberta na segunda-feira contou com a participação de 900 instituições em todo o país.

 

Neste sábado e domingo , será realizado na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio, o Festival Museu Nacional Vive cujo o objetivo é mostrar que, apesar da tragédia, a instituição segue funcionando, como ressalta o diretor Alexander Kellner.

 

Durante os dois dias, o público poderá acompanhar o trabalho de diversos departamentos como paleontologia, zoologia e antropologia social. Além da exposição de parte do que sobrou do acervo, também devem ser discutidas medidas sobre o que poderá ser feito nos próximos anos para reerguer a instituição, administrada pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

A programação, das 10 horas da manhã até às cinco da tarde, vai contar, ainda, com mostras de oficinas de moldes e montagens de dinossauros, exemplares de animais marinho, contação de histórias, oficinas de pintura de camisas, entre outras atividades.

 

A 12ª Primavera dos Museus acontece no momento em que autoridades públicas federais, estaduais e municipais, em parceria com organismos internacionais, buscam estratégias para definir o processo de recuperação e restauro do Museu Nacional. 

 

O palácio histórico incendiado permanece cercado, enquanto estão sendo preparados os trabalhos de escoramento e instalação da cobertura para proteger o acervo da chuva. A Polícia Federal ainda investiga as causas do incêndio, e os pesquisadores aguardam o término da perícia para fazer o resgate das peças.

 

O fim de semana na Quinta da Boa Vista terá também o Festival Medieval Carioca, em que o público poderá conferir atrações como torneio de arco e flecha e lutas de espada.

Últimas notícias
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo