Museu Nacional promove festival na Quinta da Boa Vista

Cultura

Publicado em 20/09/2018 - 18:38 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Um evento no Museu Nacional, que teve 90% do seu acervo destruído em um incêndio, vai marcar o encerramento da 12ª Primavera dos Museus. 

 

Promovida pelo Ibram, Instituto Brasileiro de Museus, a programação deste ano, aberta na segunda-feira contou com a participação de 900 instituições em todo o país.

 

Neste sábado e domingo , será realizado na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio, o Festival Museu Nacional Vive cujo o objetivo é mostrar que, apesar da tragédia, a instituição segue funcionando, como ressalta o diretor Alexander Kellner.

 

Durante os dois dias, o público poderá acompanhar o trabalho de diversos departamentos como paleontologia, zoologia e antropologia social. Além da exposição de parte do que sobrou do acervo, também devem ser discutidas medidas sobre o que poderá ser feito nos próximos anos para reerguer a instituição, administrada pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

A programação, das 10 horas da manhã até às cinco da tarde, vai contar, ainda, com mostras de oficinas de moldes e montagens de dinossauros, exemplares de animais marinho, contação de histórias, oficinas de pintura de camisas, entre outras atividades.

 

A 12ª Primavera dos Museus acontece no momento em que autoridades públicas federais, estaduais e municipais, em parceria com organismos internacionais, buscam estratégias para definir o processo de recuperação e restauro do Museu Nacional. 

 

O palácio histórico incendiado permanece cercado, enquanto estão sendo preparados os trabalhos de escoramento e instalação da cobertura para proteger o acervo da chuva. A Polícia Federal ainda investiga as causas do incêndio, e os pesquisadores aguardam o término da perícia para fazer o resgate das peças.

 

O fim de semana na Quinta da Boa Vista terá também o Festival Medieval Carioca, em que o público poderá conferir atrações como torneio de arco e flecha e lutas de espada.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Orquestra Afro-Brasileira fará apresentação virtual pelo 13 de maio

 A apresentação da Orquestra Afro-Brasileira será exibida no dia 13 de maio, no canal Cultne, a partir das 19h, no Youtube.

Baixar arquivo
Geral

Covid: hospital reúne cartas afetivas para pacientes e profissionais

Envio pode ser feito de todo o Brasil, por e-mail, para o Hospital Universitário de Brasília. Mensagens incentivam equipes e tornam internação de infectados menos solitária.

Baixar arquivo
Geral

Às vésperas dos 85 anos, museu relembra trajetória da Nacional do Rio

A poucos meses de completar 85 anos, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro está ganhando uma homenagem a altura da sua importância histórica.

Baixar arquivo
Saúde

AM: Vigilância em Saúde alerta para risco de doenças devido às cheias

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas alerta para o risco de transmissão de doenças, e faz um alerta: a população deve ficar atenta durante a limpeza das residências, para a presença de animais peçonhentos.

Baixar arquivo
Segurança

Formulário que avalia risco para mulher que sofre violência vira lei

Documento precisará ser aplicado preferencialmente pela Polícia Civil. Entre as questões a serem respondidas  estão se a vítima está grávida; se o agressor tem acesso a armas e faz uso de drogas ou álcool; e se os filhos já presenciaram as agressões.

Baixar arquivo
Cultura

Inhotim reabre as portas após mais de um ano sem funcionar

Para a reabertura, medidas de segurança foram reforçadas, como ter apenas 10% da ocupação total, no máximo 500 visitantes e funcionamento somente de sexta a domingo. O ingresso deve ser adquirido de forma antecipada no site do museu.

Baixar arquivo