Cantora Miúcha morre aos 81 anos no Rio

Luto

Publicado em 28/12/2018 - 08:07 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A cantora e compositora Miúcha, de 81 anos, morreu no final da tarde dessa quinta-feira (27), no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, vítima de parada cardiorrespiratória.

 

Heloísa Maria Buarque de Hollanda se tratava de um câncer e passou mal em casa.

 

Em nota, o Hospital Samaritano informou “que a cantora deu entrada na unidade pela manhã e faleceu no final da tarde em decorrência de um quadro de insuficiência respiratória.

 

O corpo será enterrado nesta sexta-feira (28), no cemitério São João Batista, mas a família ainda não informou o horário.

 

Miúcha foi casada com o cantor João Gilberto, com quem tem uma filha, também cantora, Bebel Gilberto.

 

Irmã do cantor e compositor Chico Buarque, é filha do historiador e jornalista Sérgio Buarque de Hollanda e da pintora e pianista Maria Amélia Buarque de Hollanda. É irmã também das cantoras Ana de Hollanda e Cristina Buarque.

 

Miúcha nasceu no Rio de Janeiro, em 30 de novembro de 1937, mas sua família mudou-se para São Paulo quando ela tinha apenas 8 anos. Ainda criança formou um conjunto vocal com seus irmãos, incluindo Chico Buarque.

 

Em 1960, mudou-se para Paris, onde estudou História. Em viagem de férias, fez uma excursão com amigos para a Grécia, Itália e França. Em Roma, no bar La Candelária, conheceu a cantora chilena Violeta Parra, que lhe apresentou o cantor baiano João Gilberto, com quem se casou e teve a filha, Bebel Gilberto.

 

Em 1975, fez sua primeira gravação profissional como cantora. Após este lançamento, Miúcha tornou-se parceira de Tom Jobim.

 

Ela teve uma carreira bem-sucedida, gravando discos e excursionando com frequência pelas Américas, Europa e Japão. Seu disco mais recente, Rosa Amarela (1999), foi lançado primeiro no Japão, e inclui clássicos como Doce de Coco, de Jacob do Bandolim, e composições como Assentamento, de Chico Buarque.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo vai expandir possibilidade de sinal de rádio FM

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, assinou nesta quinta-feira (13) uma portaria, junto com o presidente Jair Bolsonaro, para regularizar o serviço de retransmissão de rádio.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra aumento de leitos hospitalares pela 1ª vez em 10 anos

Após a perda de 16 mil leitos hospitalares, apenas entre 2011 e 2019, o Rio de Janeiro viu, em 2020, pela primeira vez, aumento no registro de vagas nas unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Pesquisa DataSenado faz mapeamento de como a pandemia afetou o ensino

Estudante do oitavo ano do ensino fundamental em Brasília, Arthur Cardoso relata os desafios que tem enfrentado desde que as escolas fecharam, por consequência da pandemia do novo coronavírus.
 

Baixar arquivo
Saúde

Planos de saúde devem cobrir teste rápido de Covid-19

Os planos de saúde são obrigados a cobrir os testes sorológicos para a Covid-19. A medida foi aprovada pela Diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por unanimidade, em reunião nesta quinta-feira (13).

Baixar arquivo
Economia

Governo lança aplicativo eSocial Doméstico para empregadores

A partir de agora o eSocial  tem aplicativo para celulares. Com a medida, empregadores poderão realizar registro do empregado e gerenciamento da folha de pagamento pelo celular.

Baixar arquivo
Política

Saúde diz que usou 48% dos recursos destinados ao combate à pandemia

O Ministério da Saúde gastou 48% dos recursos destinados exclusivamente para o combate à pandemia da Covid-19, informou o ministro interino da pasta, Eduardo Pazuello, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (13) no Congresso Nacional.

Baixar arquivo