Cantora Miúcha morre aos 81 anos no Rio

Luto

Publicado em 28/12/2018 - 08:07 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A cantora e compositora Miúcha, de 81 anos, morreu no final da tarde dessa quinta-feira (27), no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, vítima de parada cardiorrespiratória.

 

Heloísa Maria Buarque de Hollanda se tratava de um câncer e passou mal em casa.

 

Em nota, o Hospital Samaritano informou “que a cantora deu entrada na unidade pela manhã e faleceu no final da tarde em decorrência de um quadro de insuficiência respiratória.

 

O corpo será enterrado nesta sexta-feira (28), no cemitério São João Batista, mas a família ainda não informou o horário.

 

Miúcha foi casada com o cantor João Gilberto, com quem tem uma filha, também cantora, Bebel Gilberto.

 

Irmã do cantor e compositor Chico Buarque, é filha do historiador e jornalista Sérgio Buarque de Hollanda e da pintora e pianista Maria Amélia Buarque de Hollanda. É irmã também das cantoras Ana de Hollanda e Cristina Buarque.

 

Miúcha nasceu no Rio de Janeiro, em 30 de novembro de 1937, mas sua família mudou-se para São Paulo quando ela tinha apenas 8 anos. Ainda criança formou um conjunto vocal com seus irmãos, incluindo Chico Buarque.

 

Em 1960, mudou-se para Paris, onde estudou História. Em viagem de férias, fez uma excursão com amigos para a Grécia, Itália e França. Em Roma, no bar La Candelária, conheceu a cantora chilena Violeta Parra, que lhe apresentou o cantor baiano João Gilberto, com quem se casou e teve a filha, Bebel Gilberto.

 

Em 1975, fez sua primeira gravação profissional como cantora. Após este lançamento, Miúcha tornou-se parceira de Tom Jobim.

 

Ela teve uma carreira bem-sucedida, gravando discos e excursionando com frequência pelas Américas, Europa e Japão. Seu disco mais recente, Rosa Amarela (1999), foi lançado primeiro no Japão, e inclui clássicos como Doce de Coco, de Jacob do Bandolim, e composições como Assentamento, de Chico Buarque.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo