Academia Brasileira de Letras elege novo membro

Publicado em 14/03/2019 - 19:45 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O escritor e jornalista Ignacio de Loyola Brandão é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras.


Ele foi eleito nesta quinta-feira (14) por unanimidade para ocupar a cadeira de número 11, que foi do jurista Hélio Jaguaribe, morto em setembro do ano passado.


Além do romancista, outros onze candidatos concorriam a sucessão de Jaguaribe.


Ignácio de Loyola Brandão nasceu em Araraquara, interior de São Paulo, em 1936, onde concluiu os estudos primário e ginasial.


Iniciou no mundo das letras como jornalista. Em 1957 ingressou no jornal Última Hora, e menos de uma década depois, em 1965, estreou na literatura com o seu primeiro livro, "Depois do Sol" - uma coletânea de contos sobre a noite paulistana.


Continuou transitando entre o jornalismo e a literatura, passando por revistas como "Realidade", "Claudia", "Setenta" e "Planeta".


Publicou mais de 42 livros, entre romances e contos, crônicas, viagens, infantis e infanto-juvenis e uma peça teatral.


Loyola Brandão obteve reconhecimento da crítica em meados da década de 1970, com a publicação do romance "Zero", censurado pelo regime militar.


O escritor se tornou uma das principais vozes da geração literária que ganhou evidência depois de 1964.


Ganhou duas vezes o Prêmio Jabuti, em 2000 por “O homem que odiava a segunda-feira”, como melhor livro de contos, e em 2008 com o livro infantil “O menino que vendia livros” na categoria melhor livro de ficção do ano.


Em 2016  recebeu o prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo vai expandir possibilidade de sinal de rádio FM

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, assinou nesta quinta-feira (13) uma portaria, junto com o presidente Jair Bolsonaro, para regularizar o serviço de retransmissão de rádio.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra aumento de leitos hospitalares pela 1ª vez em 10 anos

Após a perda de 16 mil leitos hospitalares, apenas entre 2011 e 2019, o Rio de Janeiro viu, em 2020, pela primeira vez, aumento no registro de vagas nas unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Pesquisa DataSenado faz mapeamento de como a pandemia afetou o ensino

Estudante do oitavo ano do ensino fundamental em Brasília, Arthur Cardoso relata os desafios que tem enfrentado desde que as escolas fecharam, por consequência da pandemia do novo coronavírus.
 

Baixar arquivo
Saúde

Planos de saúde devem cobrir teste rápido de Covid-19

Os planos de saúde são obrigados a cobrir os testes sorológicos para a Covid-19. A medida foi aprovada pela Diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por unanimidade, em reunião nesta quinta-feira (13).

Baixar arquivo
Economia

Governo lança aplicativo eSocial Doméstico para empregadores

A partir de agora o eSocial  tem aplicativo para celulares. Com a medida, empregadores poderão realizar registro do empregado e gerenciamento da folha de pagamento pelo celular.

Baixar arquivo
Política

Saúde diz que usou 48% dos recursos destinados ao combate à pandemia

O Ministério da Saúde gastou 48% dos recursos destinados exclusivamente para o combate à pandemia da Covid-19, informou o ministro interino da pasta, Eduardo Pazuello, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (13) no Congresso Nacional.

Baixar arquivo