Enredos das escolas do grupo especial do Rio serão de crítica e reflexão

Grupo Especial

Publicado em 03/03/2019 - 12:51 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O segundo dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (4), promete crítica social, reflexões, literatura, história e biografias importantes.

 

A São Clemente será a primeira escola a passar pela Marquês de Sapucaí, nesta segunda-feira de Carnaval. Vinte e nove anos depois, a agremiaçãp leva para a Sapucaí a reedição de um dos enredos mais marcantes de sua história. "E o samba sambou", de 1990, é considerado marco eternizado no coração de cada componente da escola.

 

O enredo com temática crítica, sem perder o bom humor, exalta o samba e o carnaval autênticos.

 

A segunda escola a desfilar, a azul e branco do bairro de Noel, Unidos de Vila Isabel, vem cantando a cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

 

O samba-enredo “Em nome do Pai, do Filho e dos Santos, a Vila canta a cidade de Pedro” vai a contar a história da Cidade Imperial, na Marquês de Sapucaí.

 

A terceira agremiação a entrar na Avenida, a Portela vai em busca do seu 23º título com o enredo "Na Madureira Moderníssima, Hei Sempre de Ouvir Cantar uma Sabiá”, uma homenagem à eterna cantora Clara Nunes.

 

A escola promete sair do lugar-comum das narrativas sobre sua vida.

 

A União da Ilha do Governador é a quarta escola a desfilar. A agremiação da zona norte vai firme em busca do seu primeiro título, celebrando o encontro entre dois expoentes da literatura brasileira no enredo “A Peleja Poética entre Rachel e Alencar no Avarandado do Céu”. É uma homenagem ao Ceará retratado nos escritos de dois grandes nomes da literatura do país, Rachel de Queiroz e José de Alencar.

 

A grande zebra do Carnaval 2018, A Paraíso do Tuiuti, que alcançou o vice-campeonato, é a quinta escola a entrar na Avenida. A escola do Bairro de São Cristóvão volta a apostar na crítica para o desfile deste ano.

 

Com o enredo "O Salvador da Pátria”, vai contar a história do Bode Ioiô, eleito vereador em Fortaleza, em 1922.

 

A sexta escola a desfilar, a Verde e Rosa do Morro da Mangueira é outra que investiu em um enredo crítico. Com "História pra Ninar Gente Grande", a Estação Primeira de Mangueira pretende contar, na Marquês de Sapucaí, o protagonismo de heróis populares pouco reverenciados na história oficial do Brasil.

 

Entre os homenageados estão Zumbi dos Palmares e Dandara, que lutaram contra a escravidão; Luiza Mahin, líder do levante dos Malês de pessoas escravizadas, na Bahia. Nomes simbólicos da atualidade também serão lembrados como o da vereadora Marielle Franco.

 

E junto com os primeiros raios de sol da terça-feira (6) de Carnaval, entra na Marquês de Sapucaí a Mocidade de Padre Miguel, que encerra os desfiles do Grupo Especial.

 

Com o enredo “Eu sou o Tempo. Tempo é vida", a escola convida a embarcar em uma reflexão sobre a passagem do tempo, sua relação com o homem, as criações para medir o tempo e inovações tecnológicas.

Últimas notícias
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo