Correios lançam selo em homenagem ao centenário de Nelson Gonçalves

Homenagem

Publicado em 21/06/2019 - 17:24 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O centenário de nascimento de Nelson Gonçalves, um dos maiores cantores da história da música brasileira, é comemorado nesta sexta-feira, dia 21 de junho. E, para marcar a data, os Correios lançam um selo que será apresentado no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, onde o artista nasceu.

 

Dono de uma voz marcante e considerado o maior intérprete do Brasil, Nelson Gonçalves vendeu mais de 80 milhões de discos, conquistando, assim, o título de Rei do Rádio nos anos 40.

 

Antônio Gonçalves Sobral era o nome de registro, depois alterado em cartório pelo próprio artista para Antônio Nelson Gonçalves. O cantor se mudou para São Paulo ainda criança e no final da década de 1930, veio para o Rio de Janeiro para participar de testes nas principais emissoras de rádio da época.

 

Mas foi na capital paulista e a partir de muita insistência, que ele recebeu o primeiro convite para gravar a valsa “Se eu pudesse um dia”, de Orlando Monella e Oswaldo França. Esse foi o começo da carreira do artista, com a gravação do primeiro disco, em 1941.

 

Antes, no entanto, ainda jovem, trabalhou como jornaleiro, mecânico, engraxate e lutador, mas tinha na música sua grande paixão. Era gago e por isso ganhou o apelido de metralha. Foi aluno do maestro Bellardi, quem o aconselhou a se dedicar ao estilo popular. Nelson Gonçalves morreu em 1998.

 

Aos fãs do "Rei da Boemia", o selo dos Correio estará disponível nas principais agências de todo o país e também na loja virtual. A emissão tem tiragem de 20 mil folhas, cada uma com 20 selos. A unidade sai a R$ 1,30.

 

A peça é estampada com uma imagem do artista em preto e branco, e uma aplicação dourada nos dizeres “Nelson Gonçalves – Centenário”. Abaixo, a frase “A maior voz do Brasil”.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Projeto que autoriza privatização dos Correios é aprovado na Câmara

O parecer do relator, deputado Gil Cutrim, do Republicanos, prevê  que  após o leilão, a estatal será transformada em uma empresa de economia mista, que passará a ser chamada de Correios do Brasil. E a  Anatel passa a regulamentar os serviços postais.

Baixar arquivo
Política

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Uso indevido pelos partidos de nomes de mulheres apenas para o preenchimento da cota de 30% e o desvio dos recursos destinados ao financiamento das campanhas femininas estão entre os principais casos de violência política contra a mulher no Brasil.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Shark desarticula grupo que aplicava golpes em empréstimos

Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

41 pessoas recebem medalhas do Mérito Médico e Mérito Oswaldo Cruz

As medalhas de ouro foram entregues a 15 ministros do governo, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco

Baixar arquivo
Economia

Dia dos Pais: 32% dos brasileiros devem dar presentes aponta pesquisa

Domingo é Dia dos Pais. E pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que apenas 32% dos brasileiros planejam comprar um presente para celebrar a data. A pesquisa nacional mostra ainda que 19% dos consumidores ouvidos ainda estão indecisos.

Baixar arquivo