Correios lançam selo em homenagem ao centenário de Nelson Gonçalves

Homenagem

Publicado em 21/06/2019 - 17:24 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O centenário de nascimento de Nelson Gonçalves, um dos maiores cantores da história da música brasileira, é comemorado nesta sexta-feira, dia 21 de junho. E, para marcar a data, os Correios lançam um selo que será apresentado no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, onde o artista nasceu.

 

Dono de uma voz marcante e considerado o maior intérprete do Brasil, Nelson Gonçalves vendeu mais de 80 milhões de discos, conquistando, assim, o título de Rei do Rádio nos anos 40.

 

Antônio Gonçalves Sobral era o nome de registro, depois alterado em cartório pelo próprio artista para Antônio Nelson Gonçalves. O cantor se mudou para São Paulo ainda criança e no final da década de 1930, veio para o Rio de Janeiro para participar de testes nas principais emissoras de rádio da época.

 

Mas foi na capital paulista e a partir de muita insistência, que ele recebeu o primeiro convite para gravar a valsa “Se eu pudesse um dia”, de Orlando Monella e Oswaldo França. Esse foi o começo da carreira do artista, com a gravação do primeiro disco, em 1941.

 

Antes, no entanto, ainda jovem, trabalhou como jornaleiro, mecânico, engraxate e lutador, mas tinha na música sua grande paixão. Era gago e por isso ganhou o apelido de metralha. Foi aluno do maestro Bellardi, quem o aconselhou a se dedicar ao estilo popular. Nelson Gonçalves morreu em 1998.

 

Aos fãs do "Rei da Boemia", o selo dos Correio estará disponível nas principais agências de todo o país e também na loja virtual. A emissão tem tiragem de 20 mil folhas, cada uma com 20 selos. A unidade sai a R$ 1,30.

 

A peça é estampada com uma imagem do artista em preto e branco, e uma aplicação dourada nos dizeres “Nelson Gonçalves – Centenário”. Abaixo, a frase “A maior voz do Brasil”.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo