Começa nesta sexta a 8ª edição do Rock in Rio; entre as novidades, a cultura da favela

Rock in Rio

Publicado em 27/09/2019 - 13:15 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock in Rio começa nesta sexta-feira (27) com muitas novidades, entre elas, o  Espaço Favela.

 

Neste palco, que simula uma comunidade carioca, haverá 40 apresentações de artistas vindos de áreas pobres da cidade. Além de música, dança, teatro, batalhas de poesia e outras manifestações culturais, o público também terá gastronomia. A programação terá rap, funk, rock, jazz e samba.

 

Com mais de 30 anos de história, o Nós do Morro é um grupo que desenvolve projetos de arte e cultura para crianças, jovens e adultos do Morro do Vidigal, na zona sul da cidade.

 

Incluído na programação do Rock in Rio, o fundador do Nós do Morro, Guti Fraga, considera a participação uma conquista e avalia que a arte é um instrumento de democratização.

 

Sonora: “São 33 anos quebrando estereótipos, nós viajamos o mundo. E, aqui no Brasil, vivemos intensamente esses momentos. Já criou-se uma universalidade, porque o sentimento é universal. A arte para mim não tem partido político, nem religião, nem classe social. É difícil agradar gregos e troianos. Hoje, em uma favela é normal ter uma artista plástica, é legal ter um violinista, um pianista, capoeira, samba, balé clássico. As coisas mudaram.”

 

O espaço favela também vai ceder áreas para empreendedores originários de favelas mostrarem seus trabalhos para as 700 mil pessoas que deverão passar pelo evento. A ação é resultado de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que escolheu 18 empreendedores de comunidades para vender refeições nos bares do espaço. A iniciativa tem por objetivo apoiar os microempreendedores de alimentação oferecendo formalização, capacitação e consultorias em gestão de negócios.

 

Neste ano, o Rock in Rio completa 34 anos da sua primeira edição, em 1985. Além do Brasil, países como Portugal, Espanha e Estados Unidos também já sediaram edições do festival.

 

 

Últimas notícias
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial brasileira recua 0,6% em outubro, diz IBGE

 Esta é a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 3,7%. Os dados estão na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Baixar arquivo
Esportes

Em 2000, Gustavo Kuerten chegava ao topo do ranking mundial de tênis

Neste dia, há 21 anos, Gustavo Kuerten vencia a final do Masters de Lisboa, em Portugal, contra um dos favoritos, o norte-americano Andre Agassi. A vitória fez de Guga o primeiro sul-americano a terminar uma temporada como o número 1 do mundo.

Baixar arquivo