Toffoli suspende decisão judicial que permitia apreensão de livros na Bienal do Rio

Bienal do Rio

Publicado em 08/09/2019 - 15:16 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, derrubou a medida que permitia a apreensão de obras com a temática LGBT na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.

 

A decisão, publicada na tarde deste domingo (8), atende a pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, contra a liminar emitida pela Justiça do Rio.

 

Toffoli argumentou que a decisão do presidente do TJ do Rio, Cláudio Mello Tavares, que permitia as apreensões das obras, ligou as relações homoafetivas a conteúdo impróprio ou inadequado à infância e à juventude, "ferindo, a um só tempo, a estrita legalidade e o princípio da igualdade".

 

O ministro destacou, ainda, que o regime democrático pressupõe um ambiente de livre trânsito de ideias, no qual todos tenham direito a voz.

 

A polêmica envolvendo obras que tratam do tema LGBT começou na quinta-feira (5), quando o prefeito Marcelo Crivella tomou conhecimento de uma história em quadrinhos que contém uma ilustração de dois homens se beijando. Crivella decidiu notificar os expositores da Bienal para que lacrassem os livros.

 

A decisão repercutiu muito. No sábado (7), frequentadores da Bienal do Livro fizeram protesto contra a notificação da prefeitura. E nesse domingo (8), dia de encerramento da 19ª edição do evento, no Riocentro, zona oeste da capital fluminense, autores também programam uma nova manifestação.

 

Em nota, a prefeitura diz que vai recorrer da decisão. A gestão de Crivella argumenta que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, revistas e publicações contendo material impróprio ou inadequado para menores devem ser comercializadas em embalagem lacrada, com advertência sobre seu conteúdo.


 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo