140 mil turistas são esperados no aeroporto de Belém para o Círio de Nazaré; recepção terá carimbó

Círio de Nazaré

Publicado em 07/10/2019 - 17:33 Por Renata Martins - Brasília

Contagem regressiva para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no Pará. Cerca de dois milhões de pessoas devem participar, a partir desta sexta-feira, da festa religiosa, considerada uma das maiores do mundo.

 

62% dos turistas vão desembarcar no Aeroporto Internacional de Belém, o Val-de-Cans.

 

A expectativa da Infraero é que mais de 140 mil passageiros passem pelo terminal paraense entre os dias 8 e 19 de outubro. A previsão é de aumento de 4% em relação ao fluxo do ano passado.

 

São visitantes de outras cidades do Pará, estados e até países, como destaca Fábio Rodrigues - superintendente do aeroporto.

 

“Temos 45 voos extras domésticos. Muitos desses voos são alimentados por conexões de voos internacionais, que chegam em cidades como Garulhos, Rio de Janeiro, Brasília”.

 

Já no aeroporto, os visitantes vão ter contato com a cultura paraense e com o clima do Círio de Nazaré. Romeiros e turistas serão recebidos com uma chuva de bênçãos, ainda dentro das aeronaves. No desembarque, a recepção será ao ritmo de carimbó, com distribuição de fitas do Círio, cheiro do Pará, castanhas do Brasil e exposição cultural do Coletivo de Maria.

 

Nesta terça-feira, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré passa pelo terminal.

 

O superintendente do aeroporto lembra que o momento de muita demanda e movimentação no local requer alguns cuidados.

 

“Sempre chegar ao aeroporto com uma antecedência razoável, que estejam atentos às bagagens, que lembrem de cumprir a quantidade e dimensão de bagagem para que a experiência no aeroporto seja a melhor possível”.

 

No período do Círio, a Infraero adota uma série de medidas no Aeroporto de Belém como a intensificação do monitoramento de equipamentos - as esteiras, por exemplo - e aumento das equipes de segurança, operações e de manutenção.

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo