A Árvore de Natal da Lagoa vai ter 70 metros de altura e 900 mil lâmpadas de LED. A inauguração, no dia 14 deste mês, terá um espetáculo de fogos com sete minutos de duração e uma trilha sonora que promete encantar.
As diferentes combinações das luzes permitem que a árvore apresente oito fases cenográficas, sobre onze balsas, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio.
A árvore da Lagoa é o maior símbolo do Natal carioca e faz parte do calendário oficial do Estado. Este é o terceiro maior evento anual da cidade. Além do patrocínio da Light, o símbolo conta também com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Para uma das responsáveis pela organização do evento, Fernanda Kozac, a Árvore do Rio já pode ser considerada um patrimônio afetivo da cidade.
A Árvore da Lagoa também movimenta a economia da cidade. Foram investidos mais de R$13 milhões. De acordo com um estudo da FGV, Fundação Getúlio Vargas, só no ano passado, a árvore gerou cerca de quatro mil empregos, sendo 56% deles diretos. Isso representa um ganho de R$190 milhões na economia local.
A expectativa é de que 400 mil pessoas venham conferir a estrutura, que terá ainda quatro atrações em seu entorno: Luzes do Rio, uma instalação com energia gerada por bicicletas que acionam ilustrações em LED representando pontos icônicos da cidade; BrilhaRio, onde os apaixonados por fotos poderão registrar a visita a Árvore do Rio em frente ao letreiro gigante do Movimento; Quanta Energia, um espetáculo que apresenta formas práticas de economizar na conta de luz e Light Recicla, um projeto de reciclagem que dá descontos na conta de luz.
A visitação à Árvore de Natal da Lagoa é gratuita e vai de 14 de dezembro até o dia 6 de janeiro.