60 Anos de Brasília: fazendas goianas inspiraram nomes de regiões do Distrito Federal

60 Anos de Brasília

Publicado em 04/02/2020 - 14:41 Por Victor Ribeiro - Brasília

O quadrilátero onde hoje é o Distrito Federal era formado por diversas fazendas, num cantinho do estado de Goiás, colado em Minas Gerais.

 

Os nomes de algumas dessas propriedades deram origem a nomes de regiões administrativas do DF.


Foi na Fazenda Gama, ao sul de Brasília, onde surgiu o primeiro palácio da nova capital, o Catetinho.

 

Também foram desapropriadas as fazendas Santa Maria, Riacho Fundo, Taguatinga, Vicente Pires, Sobradinho e Paranauá ou Paranoá.


Outras deram nomes a locais bastante conhecidos. A Fazenda do Brejo ou do Torto ficava na região onde hoje existe a Granja, uma residência oficial onde alguns presidentes já passaram os fins de semana.

 

Tinha também as fazendas Ponte Alta, Engenho das Lajes, Mestre d’Armas, Rodeador, Monjolos, Pipiripau e Papuda.


A fazenda onde hoje fica o Plano Piloto era a do Bananal.

 

A Comissão de Cooperação para Mudança da Capital Federal listou quase uma centena de fazendas que foram desapropriadas parcial ou completamente, para dar lugar aos 5.802 quilômetros quadrados que compõem o Distrito Federal.


Com tantas propriedades, a região precisava ter algum sistema de comunicação.

 

Documentos dos Correios registram uma rota postal que passava por aqui por volta do ano de 1710.

 

Os carteiros dessa rota trafegavam entre a cidade de Santa Luzia, que hoje se chama Luziânia, e Vila Boa, atualmente Cidade de Goiás.


Por falar em Correios, o CAN, Correio Aéreo Nacional, atua na região desde o fim da década de 1930, quase 20 anos antes de ter aeroporto por aqui. Os aviões usavam uma pista de pouso que ficava em uma fazenda em Luziânia.

 

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo