Festival de Cinema, Vladimir Carvalho e o público: conterrâneos velhos de guerra de Brasília

Especial Brasília

Publicado em 25/04/2020 - 08:29 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Festival de Brasília não é um orgulho só para a capital. Ao longo de 52 edições, consagrou-se como o principal festival do cinema brasileiro. Sempre cercado por polêmicas, a história do evento se confunde com a carreira do cineasta Vladimir Carvalho.

 

Ainda sobre o festival, Vladimir chama atenção para a participação, sempre marcante, do público.

 

Paraibano de Itabaiana, Vladimir tem 85 anos e traz 24 filmes no currículo. Quem olha assim não imagina que ele tem essa idade, nem que já morou fora de Brasília. Até mesmo o destaque na filmografia, de acordo com ele mesmo, é um clássico do cinema nacional, produzido em 1991 e que conta a história da nossa capital.

 

Ao lado de Glauber Rocha, Vladimir Carvalho fez parte do movimento Cinema Novo, produzindo documentários. O filme de estreia, “Os Romeiros da Guia”, é de 1962. Dois anos depois, foi assistente de direção de outro clássico do cinema nacional, “Cabra Marcado Para Morrer”, de Eduardo Coutinho. E chegou a viver na clandestinidade durante o governo militar.

 

O cineasta, que já registrou tantos aspectos da vida em Brasília, saúda a capital nesses 60 anos.

 

Nas próximas reportagens, vamos falar sobre como as notícias mostram Brasília para gente, que mora aqui, e para quem vive fora do DF.

 

 

* Com Produção de Renato Lima

** Acesse aqui todas as reportagens do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras e também é publicado na Radioagência Nacional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Ventos fortes ainda podem atingir o Rio nesta quarta (22)

Depois do caos na volta pra casa, nessa terça-feira (21), por causa da ventania que atingiu a cidade do Rio de Janeiro, o carioca passou a manhã desta quarta-feira (22) com tranquilidade, mas contabilizando os prejuízos.

Baixar arquivo
Educação

Isentos ausentes no Enem em 2020 têm até domingo para se inscrever

Candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que estavam isentos da taxa de inscrição e não compareceram à edição anterior têm até o próximo domingo, dia 26, para se inscreverem no exame.

Baixar arquivo
Geral

Ação cumpre mandados contra estaleiro de luxo suspeito de sonegação

Os mandados foram realizados em Barueri, Osasco, Itupeva, Jundiaí e Mairiporã, além da capital paulista. O principal alvo da ação é uma das empresas líderes no mercado nacional de embarcações de luxo.

Baixar arquivo
Cultura

Primavera dos Museus tem programação em 680 centros culturais

O tema desta 15ª edição do evento é Museus: Perdas e Recomeços, justamente para trazer à tona os desafios e o papel da cultura nesse período de pandemia e crise que o mundo está vivendo. 

Baixar arquivo
Economia

Safra agrícola alcança valor de produção recorde em 2020

A safra agrícola brasileira alcançou valor de produção recorde de R$ 470,5 bilhões em 2020, crescimento de 30,4% ante o desempenho registrado no ano anterior. 

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados de terça-feira (21) no futebol

Na Série B, o Guarani venceu o Remo por 2 a 0; o Avaí bateu o Goiás por 1 a 0; o CRB ganhou do Brasil de Pelotas por 1 a 0; Sampaio Corrêa e Brusque ficaram no 2 a 2; o Londrina foi até Recife e venceu o Náutico por 2 a 1; Vila Nova e Confiança ficaram no 0 a 0.

Baixar arquivo