Morre o escritor Garcia-Roza, autor de romances policiais, aos 84 anos

Autor de romances policiais

Publicado em 16/04/2020 - 19:40 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

Morreu no Rio de Janeiro Luiz Alfredo Garcia-Roza, aos 84 anos, um dos principais escritores brasileiros de romances policiais. A informação foi publicada em uma rede social pela esposa dele, Lívia Garcia-Roza.


O escritor era carioca. Publicou oito livros sobre psicanálise e filosofia, suas áreas de formação. Inclusive, era profundo conhecedor do trabalho do psicanalista austríaco Sigmund Freud. Por 30 anos trabalhou como professor e pesquisador.

 

A estreia na literatura de ficção aconteceu em 1996, aos 60 anos de idade, com O Silêncio da Chuva, pelo qual recebeu o Prêmio Jabuti em 1997, e foi traduzido para vários idiomas.


Em uma triste coincidência, Garcia-Roza morreu um dia depois de Rubem Fonseca, por quem tinha enorme admiração, como revelou em uma entrevista no programa Observatório da Imprensa, exibido na TV Brasil em 2016.


Ao todo, foram 12 romances, tendo na maioria das obras como personagem principal o detetive Espinosa, pelo qual ficou conhecido, com suas investigações e histórias ambientadas em Copacabana, na zona sul da capital fluminense. A cerimônia de sepultamento será reservada apenas para a família.

Últimas notícias
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo