Proximidade com o poder inspira artistas de Brasília a levarem deslizes da política na brincadeira

Brasília 60 Anos

Publicado em 20/04/2020 - 06:56 Por Victor Ribeiro - Brasília

Justiça seja feita, a primeira grande brincadeira pública com os políticos de Brasília foi no Carnaval de 1978, quando um grupo de jornalistas formou o bloco Pacotão e subiu a W3 na contramão. Sete anos depois, atores, músicos e outros artistas se reuniam no projeto Jogo de Cena, que organizou a cena cultural da cidade.


Um dos filhos do Jogo de Cena mais famoso pelo país é a companhia de comédia Melhores do Mundo. Antes de surgirem smartphones, quando a gente achava o máximo trocar mensagens por e-mail, você provavelmente recebeu o vídeo da mensagem motivadora sobre Joseph Climber.

 

Os Melhores do Mundo fazem aniversário junto com Brasília e, além do Notícia Populares, que inclui a esquete do Joseph Climber, trazem no currículo outros 21 espetáculos. O ator Vitor Leal lembra em que contexto o grupo se formou.

 

A fama levou os Melhores do Mundo a viajar pelo país, em turnês, com espetáculos mais universais e um humor que pode ser adaptado de acordo com a cidade onde é o show. Mas, na medida do possível, eles procuram passar a maior parte do tempo aqui em Brasília.

 

Diferente dos Melhores do Mundo, o pessoal da Companhia de Comédia G7 prefere focar no público brasiliense mesmo. Ao longo de 19 anos de carreira, o G7 já conta 35 espetáculos. O ator Rodolfo Cordón resumiu como o grupo conheceu a fama, com um espetáculo sobre um tema bem brasiliense: concurso público.

 

Ser o centro da política criou Brasil afora a ideia de que a vida em Brasília é sisuda, séria, sem muito espaço para sorrisos. Mas fazer graça com o Poder acabou se tornando um desafio para o G7.

 


* Com produção de Renato Lima

** * Essa é mais uma reportagem do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras. Acesse todas as reportagens publicadas até aqui nesta página. O especial vai até amanhã,  21 de abril, quando Brasília completa 60 anos de inauguração.

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo