Proximidade com o poder inspira artistas de Brasília a levarem deslizes da política na brincadeira

Brasília 60 Anos

Publicado em 20/04/2020 - 06:56 Por Victor Ribeiro - Brasília

Justiça seja feita, a primeira grande brincadeira pública com os políticos de Brasília foi no Carnaval de 1978, quando um grupo de jornalistas formou o bloco Pacotão e subiu a W3 na contramão. Sete anos depois, atores, músicos e outros artistas se reuniam no projeto Jogo de Cena, que organizou a cena cultural da cidade.


Um dos filhos do Jogo de Cena mais famoso pelo país é a companhia de comédia Melhores do Mundo. Antes de surgirem smartphones, quando a gente achava o máximo trocar mensagens por e-mail, você provavelmente recebeu o vídeo da mensagem motivadora sobre Joseph Climber.

 

Os Melhores do Mundo fazem aniversário junto com Brasília e, além do Notícia Populares, que inclui a esquete do Joseph Climber, trazem no currículo outros 21 espetáculos. O ator Vitor Leal lembra em que contexto o grupo se formou.

 

A fama levou os Melhores do Mundo a viajar pelo país, em turnês, com espetáculos mais universais e um humor que pode ser adaptado de acordo com a cidade onde é o show. Mas, na medida do possível, eles procuram passar a maior parte do tempo aqui em Brasília.

 

Diferente dos Melhores do Mundo, o pessoal da Companhia de Comédia G7 prefere focar no público brasiliense mesmo. Ao longo de 19 anos de carreira, o G7 já conta 35 espetáculos. O ator Rodolfo Cordón resumiu como o grupo conheceu a fama, com um espetáculo sobre um tema bem brasiliense: concurso público.

 

Ser o centro da política criou Brasil afora a ideia de que a vida em Brasília é sisuda, séria, sem muito espaço para sorrisos. Mas fazer graça com o Poder acabou se tornando um desafio para o G7.

 


* Com produção de Renato Lima

** * Essa é mais uma reportagem do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras. Acesse todas as reportagens publicadas até aqui nesta página. O especial vai até amanhã,  21 de abril, quando Brasília completa 60 anos de inauguração.

Últimas notícias
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo