Rádio Cultura de Brasília: há 32 anos a pequena emissora trabalha para valorizar a cena local

Rádio Cultura de Brasília

Publicado em 27/04/2020 - 13:06 Por Victor Ribeiro - Brasília

A Rádio Cultura FM de Brasília entrou no ar no dia 21 de abril de 1988, direto do edifício anexo do Palácio do Buriti. Depois, os estúdios foram transferidos para o subsolo do Teatro Nacional. No fim de 2010, iniciou o processo de mudança para o endereço atual, o Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. Mas os transmissores continuam até hoje no anexo do Buriti.

 

No começo, o alcance era bastante limitado, porque o transmissor tinha apenas 2 kilowatts e meio de potência. Aumentou para 5 e, hoje, opera com dois transmissores: um de 5 e outro de 10 kilowatts. O sinal alcança todo o Distrito Federal e chega a municípios do entorno, como Luziânia, Cristalina, Mimoso e Padre Bernardo.

 

Não é exagero dizer que a Cultura FM é a irmã mais nova da Rádio Nacional. São rádios públicas e, juntas, abriram muitas portas para artistas brasilienses. O jornalista e apresentador Marcos Pinheiro começou a trabalhar na Rádio Cultura há 30 anos. Ele destaca o papel da emissora em relação ao público e aos artistas do DF.

 

Marcos Pinheiro já foi, em diferentes épocas, diretor da Rádio Cultura e é conhecido por ser “o cara” à frente do programa de rock “Cult 22”, que entrou no ar no dia 4 de outubro de 1991, quando Brasília ainda ostentava o título de capital do rock.

 

A Rádio Cultura FM chega aos 32 anos neste 21 de abril, mantendo o objetivo de valorizar a cena local, como afirma Marcos Pinheiro.

 

A principal diferença entra a Rádio Cultura e a Nacional FM é a programação musical, porque a Cultura inclui músicas internacionais e, na Nacional, o espaço para esses artistas é restrito a alguns programas.

 

Vamos falar sobre a Rádio Nacional FM já já. Mas antes, na próxima reportagem, o assunto será a Nacional Brasília AM, a primeira emissora a contar para o país e até para outros continentes como estava a construção da nova capital brasileira.

 

 

* Com produção de Wesley Braga

** Acesse aqui todas as reportagens do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras e também é publicado na Radioagência Nacional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Segurança

RJ vai implantar sistema de câmeras nos uniformes das Polícias

Serão adquiridos, por meio de licitação, 22 mil equipamentos de filmagem que, segundo o governo, além de proteger os servidores em casos de falsas acusações, aumentarão a transparência e a fiscalização das ações policiais. As imagens geradas pelo sistema ficarão armazenadas por até um ano.

Baixar arquivo
Esportes

Fluminense empata com Cuiabá e fica na 8ª posição no Brasileirão

O Fluminense empatou com o Cuiabá nesta segunda-feira (20) por 2 a 2 e, agora, ocupa a oitava colocação do Campeonato Brasileiro. Já o Cuiabá está em nono lugar.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasil sobe cinco posições no Índice Global de Inovação

O Brasil ocupa a posição 57 no ranking internacional de inovação, entre 132 países. O país subiu cinco lugares em relação ao ano passado no Índice Global de Inovação, IGI. Mas o melhor desempenho foi em 2011, quando ficou em 47°.

Baixar arquivo
Política

PEC dos Precatórios: para Pacheco, valores podem ser renegociados

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse nesta terça-feira (21) que uma solução para os precatórios pode ser permitir que parte dos valores, que ficarão fora do teto de gastos, possam ser negociados de maneiras alternativas.

Baixar arquivo
Política

Bolsonaro abre a 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas

Durante o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (21), em Nova York, nos EUA, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, deu destaque a assuntos como pandemia, meio ambiente, investimentos no país e a questões internacionais.
 

Baixar arquivo
Política

Ministro da CGU Wagner Rosário vai a CPI da Pandemia

O ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, considerou absurda a acusação de que ele teria prevaricado, ou seja, favorecido irregularidades em licitações na área da saúde.

Baixar arquivo