Artistas do Rio de Janeiro, que tiveram canceladas suas agendas de shows e espetáculos devido à pandemia, vão receber apoio do governo do estado para realizar atividades culturais via internet.
O edital "Cultura Presente nas Redes", lançado nesta quarta-feira (15), vai fomentar projetos que possam ser executados e transmitidas online. Serão selecionadas mil e 500 apresentações, que vão receber R$2,5 mil cada, em recursos do Fundo Estadual de Cultura, que pela primeira vez será usado, desde a sua criação há 22 anos.
Segundo a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o valor total do edital é de R$3,75 milhões. As produções serão exibidas em plataformas digitais e divididas em quatro eixos: manifestações artísticas, criação de conteúdos digitais, oficinas culturais à distância e conteúdos audiovisuais.
De acordo com o edital, poderão ser contempladas ações nas áreas de música, literatura, artes visuais, audiovisual, dança, teatro, circo, moda, museus e cultura alimentar, além de expressões culturais populares inéditas.
Para concorrer, é preciso ter pelo menos um ano de atuação em sua respectiva área. Uma equipe multidisciplinar de especialistas vai fazer a análise dos formulários e da comprovação cultural dos candidatos. As inscrições vão até o próximo dia 25, no site da Secretaria de Estado de Cultura.