Sem tradição ou geração mais velha para servir de referência, teatro de Brasília cresceu livre

Alexandre Ribondi

Publicado em 24/04/2020 - 16:53 Por Victor Ribeiro - Brasília

 

"Uma cidade que, quando começou, não tinha tradição. Não tinha uma geração mais velha que nos impusesse seus hábitos de costume. Então, tínhamos a liberdade de criar o que quiséssemos, que não tinha que prestar contas a ninguém. E este é o norte do teatro feito em Brasília até hoje. A gente não em que satisfazer tradição alguma. Estamos permamentemente nos renovando, aprendendo conosco mesmos e os companheiros de trabalho. E isso é muito bom e saudável no teatro de Brasília."

 

O Alexandre Ribondi, dono dessa voz, é escritor, jornalista, ator, professor e diretor de teatro. Montou seu primeiro espetáculo em Brasília no ano de 1970, quando a capital tinha apenas 10 anos e ele, só um pouco mais que isso.

 

Ribondi destaca que, no começo, mais do que patrocínio, que sempre foi escasso, o teatro em Brasília buscava uma identidade, assim como a própria cidade.

 

Alexandre Ribondi passou por todos - ou quase todos - os palcos de Brasília. Ele manifesta muito carinho pelo icônico Teatro Galpão, porque  considera que desde que foi criado até hoje   é um bom lugar para os artistas encontrarem o público. E, claro, lembra do Teatro Nacional, que está fechado desde 2014, sem previsão para reabrir.

 

Mas, acima de tudo, Alexandre Ribondi acredita muito no potencial do público e dos artistas de Brasília.

 

Junto com os sócios, Alexandre Ribondi mantém a Casa dos Quatro, um espaço que recebe espetáculos e que abre espaço para a convivência e a troca de experiências, por meio de cursos.

 

Na próxima reportagem, o assunto é cinema.

 

 


* Com produção de Renato Lima

** Acesse aqui todas as reportagens do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras e também é publicado na Radioagência Nacional.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Um bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias, aponta ONU

Segundo o coordenador da Ação da Cidadania, Kiko Afonso, as estimativas mostram que mais de 80% do desperdício de alimentos no Brasil vem da cadeia produtiva do alimento até o supermercado. Além disso, o que se desperdiça, daria para alimentar oito vezes a população brasileira durante um ano.

Baixar arquivo
Saúde

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue a partir de abril. 

São cidades dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo