Sem tradição ou geração mais velha para servir de referência, teatro de Brasília cresceu livre

Alexandre Ribondi

Publicado em 24/04/2020 - 16:53 Por Victor Ribeiro - Brasília

 

"Uma cidade que, quando começou, não tinha tradição. Não tinha uma geração mais velha que nos impusesse seus hábitos de costume. Então, tínhamos a liberdade de criar o que quiséssemos, que não tinha que prestar contas a ninguém. E este é o norte do teatro feito em Brasília até hoje. A gente não em que satisfazer tradição alguma. Estamos permamentemente nos renovando, aprendendo conosco mesmos e os companheiros de trabalho. E isso é muito bom e saudável no teatro de Brasília."

 

O Alexandre Ribondi, dono dessa voz, é escritor, jornalista, ator, professor e diretor de teatro. Montou seu primeiro espetáculo em Brasília no ano de 1970, quando a capital tinha apenas 10 anos e ele, só um pouco mais que isso.

 

Ribondi destaca que, no começo, mais do que patrocínio, que sempre foi escasso, o teatro em Brasília buscava uma identidade, assim como a própria cidade.

 

Alexandre Ribondi passou por todos - ou quase todos - os palcos de Brasília. Ele manifesta muito carinho pelo icônico Teatro Galpão, porque  considera que desde que foi criado até hoje   é um bom lugar para os artistas encontrarem o público. E, claro, lembra do Teatro Nacional, que está fechado desde 2014, sem previsão para reabrir.

 

Mas, acima de tudo, Alexandre Ribondi acredita muito no potencial do público e dos artistas de Brasília.

 

Junto com os sócios, Alexandre Ribondi mantém a Casa dos Quatro, um espaço que recebe espetáculos e que abre espaço para a convivência e a troca de experiências, por meio de cursos.

 

Na próxima reportagem, o assunto é cinema.

 

 


* Com produção de Renato Lima

** Acesse aqui todas as reportagens do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras e também é publicado na Radioagência Nacional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Ministro da Cidadania faz balanço do auxílio emergencial na Câmara

Ele lembrou a agilidade com que o benefício foi liberado, seis dias depois da publicação da lei, ainda em março do ano passado para quem estava inscrito no CadÚnico. E explicou que o pagamento e a liberação dos valores foi feita com apoio de vários órgãos de tecnologia do governo e instituições bancárias.

Baixar arquivo
Saúde

Rio antecipa segunda dose da Pfizer em pessoas com mais de 50 anos

A medida, que começou a valer já nesta terça-feira (21), foi confirmada pelo prefeito Eduardo Paes por meio de um comunicado no Twitter.

Baixar arquivo
Esportes

Troféu Norte-Nordeste de Atletismo reunirá 273 atletas de 18 estados

Em sua 45ª edição, a competição contará com atletas de ponta, como Keila Costa, no salto em distância e triplo, e José Fernando Ferreira Santana, o Balotelli, no decatlo, salto com vara e lançamento do dardo.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados do futebol dessa segunda-feira (20)

Na Série A do Campeonato Brasileiro, Cuiabá e Fluminense ficaram no empate em 2 a 2. Na Série D do Brasileirão, o Guarany-CE venceu o Galvez por 2 a 0 e está classificado para as oitavas de final.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa conclui que morte de adolescente não teve relação com vacina

A Anvisa recebeu o relatório de investigação com detalhes do processo de avaliação e entendeu não ser possível atribuir diretamente a morte de uma jovem em São Paulo à vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

Queiroga discute parcerias com Reino Unido no combate ao coronavírus

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, está na comitiva que acompanha o presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU. Ele participou, junto com Bolsonaro, de uma reunião com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Baixar arquivo