Compositor Aldir Blanc morre no Rio de Janeiro vítima da Covid-19

Luto

Publicado em 04/05/2020 - 12:35 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Morreu na madrugada desta segunda-feira (4) o compositor e escritor Aldir Blanc, de 73 anos, por complicações causadas pela Covid-19. Ele ficou duas semanas internado na UTI do Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro.

 

A família ainda não se pronunciou, mas como Blanc morreu com o novo coronavírus, a cerimônia de despedida deve ser rápida e reservada.

 

Blanc foi hospitalizado no dia 10 de abril, no Centro de Emergência Regional do Leblon,  com quadro de infecção generalizada, de origem urinária, e pneumonia. Após quatro dias, ele foi transferido para a UTI do CER Leblon, onde fez exames para o novo coronavírus. Mas, no dia seguinte, a família conseguiu uma vaga na UTI do Hospital Pedro Ernesto.

 

Aldir Blanc Mendes nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 setembro de 1946.

 

Em 1966, ingressou na Faculdade de Medicina, e se especializou em psiquiatria. Em 1973, abandonou o curso para se dedicar exclusivamente à música.

 

Blanc participou de diversos festivais da canção e  se tornou um dos mais importantes compositores de Música Popular Brasileira.

 

Autor de uma vasta obra musical e literária, uma de suas canções mais conhecidas, em parceria com João Bosco, é O Bêbado e a Equilibrista, lançada em 1979, e eternizada na voz de Elis Regina.

 

A obra de Blanc reúne, ainda, dezenas de canções conhecidas, feitas em parceria com outros ilustres artistas, como Moacyr Luz, Maurício Tapajós, Paulo Emílio, Carlos Lyra, Guinga, Edu Lobo, Wagner Tiso, César Costa Filho, Cristóvão Bastos, Roberto Menescal, Ivan Lins, entre outros.

 

Em 1978, publicou as crônicas Rua dos Artistas e arredores; e em 1981, Porta de tinturaria.

 

As duas obras foram reunidas, posteriormente, em 2006, na edição Rua dos Artistas e transversais, que ainda trouxe outras 14 crônicas escritas por ele e publicadas no Jornal do Brasil.

Últimas notícias
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo