Semana Nacional de Museus começa nesta segunda-feira (18) com atividades on-line

Semana Nacional de Museus

Publicado em 18/05/2020 - 15:48 Por Dayana Vitor - Brasília

Viajar por obras, esculturas e conhecer vários artistas sem sair de casa. Tudo isso é possível, a partir desta segunda-feira até o dia 24 de maio, na 18ª Semana Nacional de Museus.

 

O evento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) costuma ter início em 18 de maio porque é o Dia Internacional dos Museus. Pela primeira vez, aqui no Brasil será totalmente digital, devido à pandemia da Covid-19. Mas nem por isso, será menos interessante, como explica a coordenadora de gestão da imagem do Ibram, Ana Lourdes Costa.

 

O que não faltam são opções para se encantar com as obras. Neste primeiro dia de atividades, foram lançados os novos sites do Museu do Diamante, de Minas Gerais e do Imperial, do Rio de Janeiro.

 

Também é possível conhecer pela primeira vez e bem de pertinho os acervos do Museu Casa História de Alcântara, do Maranhão, e Casa de Hera, do Rio de Janeiro.

 

E mesmo que você more a quilômetros de distância de São Paulo, poderá conhecer o Museu Lasar Segall, que fica na capital do estado, por meio de um audioguia da instituição.

 

Apesar de nunca ter ido pessoalmente ao Masp e à Pinacoteca, museus paulistas, a professora de Brasília Gláuria Oliveira já conheceu as duas instituições.

 

A professora Sanny Patu ama museus e escolheu visitar, sem sair do conforto da sua casa, o Louvre, em Paris.

 

Se você aprecia eventos do tipo, pode participar do ciclo de debates do Museu Regional de São João del-Rei, em Minas Gerais, que começa nesta segunda e vai até quarta.

 

Toda a programação desta semana dedicada à cultura está no site museus.gov.br. É só acessar e escolher o evento que tem mais a sua cara.

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam de acordo com a mercadoria e variam entre R$ 1,5 mil; e mais de 380 mil reais.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo