Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é suspenso por falta de recursos

Sem recursos

Publicado em 08/06/2020 - 13:39 Por Dayana Vítor - Brasília

O 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro não vai mais ocorrer. Ele foi suspenso por tempo indeterminado, devido à falta de recursos. Os R$ 3 milhões do governo do Distrito Federal previstos para arcar com as despesas do evento foram transferidos para o combate à pandemia da Covid-19. A informação foi confirmada à Rádio Nacional pelo secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues.

 

Mas, segundo Bartolomeu, o secretário de Economia, André Clemente, garantiu que tenta junto ao governador Ibaneis Rocha conseguir recursos para o Festival de Cinema. No entanto, ele avalia que o evento não deve ocorrer neste ano, mesmo que surja dinheiro. Isso porque um evento deste porte precisa de tempo para ser planejado e executado.

 

Para mostrar o descontentamento com a suspensão, o Fórum Nacional dos Organizadores de Festivais de Cinema divulgou uma nota. O texto afirma que o evento de Brasília é uma das mais relevantes manifestações do cinema nacional ao longo da sua trajetória de mais de 50 anos. E que cumpre sua função de gerar renda tanto local, como nacionalmente.

 

Um dos criadores do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Vladimir Carvalho, afirma que a suspensão é um ato contra a cultura brasileira.

 

Sonora: “Essa atitude, esse ato de governo, contra o Festival de Brasília, é também um ato contra a cultura brasileira. O Festival de Brasília é o mais brasileiro, mais legítimo, mais antigo, uma tradicional plataforma de lançamento, digamos assim, do que ocorre no cinema nacional.”

 

Vladimir e outros professores da Universidade de Brasília criaram o festival em 1965. Apenas nos anos de 1972, 1973 e 1974 não houve edições do evento.

 

 

*reportagem atualizada às 15h24 para correção de informação.

Últimas notícias
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo