Agosto terá 1º Festival de Teatro Online em Tempo Real, com 10 espetáculos gratuitos

Dez espetáculos gratuitos

Publicado em 01/08/2020 - 09:16 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Num dos momentos de maior dificuldade, uma iniciativa surge como um sopro de esperança para o setor teatral.  O Rio de Janeiro vai sediar em agosto o 1º Festival de Teatro Online em Tempo Real, com transmissão pelas plataformas Zoom e YouTube. A mostra competitiva, promovida pela Companhia Banquete Cultural, levará ao público 10 espetáculos que estarão sendo encenados ao vivo.


O diretor do Festival, Jean Mendonça, contou que a ideia é fruto de um processo de pesquisa em busca de soluções diante do pânico que se instalou na área cultural assim que a pandemia chegou ao país.


Ainda em março, com o texto de sua autoria, a peça "Ata-me as mãos aos pés das celas", adaptada ao momento atual, começou a fazer experimentações com atores por meio das plataformas digitais. Em julho o espetáculo foi apresentado com sucesso no YouTube.


Jean Mendonça acredita na longevidade do Teatro Web, nome dado ao novo formato, como mais uma possibilidade para o fazer teatro pós pandemia.


Segundo o diretor, o festival é cem por cento independente e não recebeu qualquer fomento, contando praticamente apenas com recursos humanos.  Foram selecionados cinco dramas e cinco comédias para esta primeira edição, com base em critérios como presença, precisão, relevância social, qualidade de som e imagem do vídeo.


A grande maioria das criações foi feita a partir do surgimento da Covid-19 ou com textos readaptados para o momento e a nova realidade virtual do teatro.


Juracy de Oliveria, do espetáculo Safe & Confort, um dos selecionados na categoria drama, avalia que não há uma perda considerável na percepção e conexão com a plateia no ambiente virtual.


Concorrente na categoria comédia, com o espetáculo "Exagerei no Rímel", Anja Bittencourt concorda com o colega e diz que essa é a nova vivência do teatro.


Os trabalhos dos artistas e coletivos teatrais serão apresentados na primeira quinzena de agosto, sempre aos sábados e domingos, ao vivo, pela plataforma Zoom. A sala contará com uma plateia virtual de 90 pessoas, incluindo espectadores voluntários, convidados, júri técnico e organizadores do Festival.


Já na segunda quinzena do mês, os vídeos gravados das apresentações serão exibidos pelo YouTube, no canal da Companhia Banquete Cultural. Nessa etapa o público está convidado a participar como espectador e jurado.


Todas as curtidas serão computadas como voto do Júri Popular. O anúncio dos dois premiados, um pra cada categoria, será em uma live no mesmo canal, no dia 31 de agosto. A participação nos espetáculos é gratuita.

Últimas notícias
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo