Theatro Municipal do Rio comemora seus 111 anos com exposições, apresentações e lives

Theatro Municipal do Rio

Publicado em 13/07/2020 - 12:55 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora nesta terça-feira (14) 111 anos. A data, que sempre foi uma oportunidade para a população conhecer a casa histórica e conferir espetáculos gratuitamente, desta vez, por causa da pandemia, terá uma comemoração virtual incluindo apresentações, lives, exposições e atividades educativas.

 

A festa também é comemorada com depoimentos em vídeos, que já começaram a ser disponibilizados na internet, sobre a importância do Theatro Municipal e a cultura do país. Ao todo, 111 participações de artistas e funcionários da casa serão publicados até o final do mês.

 

Nora Esteves, primeira bailarina, comenta como fará falta o contato com o público neste ano.

 

A programação, nesta terça, terá lives às 11h, 15h e 18h, pelas redes sociais do Theatro, para discutir os caminhos da cultura no pós-pandemia e o papel do Theatro Municipal.

 

Uma releitura do espetáculo Lago dos Cisnes, chamada A Margem, com seis episódios, também estará disponível ao longo do dia. O público poderá, ainda, conferir uma edição especial com gravações de cantores que participaram da primeira temporada lírica do Municipal, em 1910.

 

E, mesmo nesses novos tempos impostos pelo coronavírus, o parabéns está juntando muita gente. O cantor Gilberto Gil é um dos que aplaudem os 111 anos do Theatro Municipal.

 

A atriz Glória Pires destaca o legado da Casa.

 

Leila Lopes, que é camareira no municipal há 30 anos, promete comemoração em dobro no ano que vem.

 

A comemoração pelos 111 anos do teatro ícone do Rio também está realizando um concurso de fotografias, que convida a população a compartilhar nas redes sociais uma lembrança do teatro, que tenha sido tirada em alguma visita ou espetáculo com a hashtag #111anostheatromunicipal. As melhores fotos serão expostas nas redes da Casa e concorrerão a prêmios.

 

Outra iniciativa, do Centro de Documentação do Theatro Municipal, vai disponibilizar nesta semana a exposição sobre Antônio Francisco Braga, o primeiro maestro da Orquestra Sinfônica, com vídeos e fotos. A programação inclui ainda um Quiz educativo para crianças com perguntas sobre importantes nomes da nossa cultura.

 

 

* Com a colaboração de Alana Gandra, da Agência Brasil

Últimas notícias
Educação

Enem 2021: estudantes consideram a prova de matemática a mais difícil

São Paulo foi o estado com maior número de inscritos. Seguido por Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Ceará. 

Baixar arquivo
Economia

Aneel anuncia bandeira Verde para dezembro

Somente os consumidores que recebem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica terão direito a bandeira verde. Os demais consumidores seguem na bandeira de Escassez Hídrica.

Baixar arquivo
Geral

Aeroviários cancelam greve programada para amanhã (29)

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informou que funcionários decidiram, em votação on-line, aceitar a proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. 

Baixar arquivo
Saúde

Alagoas divulga protocolos de segurança para temporada de cruzeiros

Os viajantes e tripulantes, de procedência nacional ou internacional, devem ser monitorados durante todo o percurso, seguindo o protocolo sanitário disposto pela companhia do navio.

Baixar arquivo
Educação

Começa o segundo dia de provas do Enem 2021

O segundo dia de provas do Enem começou com a abertura dos portões ao meio dia. As provas começaram às 13h30 e os estudantes podem deixar os locais de provas às 15h30, sem o caderno de questões. Somente a partir das 18h será possível sair com o caderno de questões.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Parque Nacional do Iguaçu virava patrimônio natural mundial há 35 anos

No dia 28 de novembro de 1986, o parque, que fica no extremo oeste do Paraná, entrou para a seleta lista elaborada pela Unesco; área reúne mais de duas mil espécies de plantas, 400 espécies de aves e 275 quedas d’água.

Baixar arquivo