Museu de Arte do Rio de Janeiro reabre as portas ao público

Devido à pandemia, visitações seguem protocolos de segurança

Publicado em 22/09/2020 - 12:48 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Depois de seis meses fechado, o Museu de Arte do Rio de Janeiro voltou a receber visitantes, mas apenas com agendamento prévio.

Instalado na zona portuária carioca, o MAR também limitou o espaço de visitação e neste momento permitirá apenas o acesso a duas exposições temporárias que estão sendo lançadas.

A mostra "Casa Carioca" apresenta 800 obras de dezenas de artistas relacionadas às habitações e aos modos de viver na cidade do Rio de Janeiro. A exposição foi montada como parte da programação cultural do Congresso Mundial de Arquitetos, adiado deste ano para o próximo por causa da pandemia de coronavírus, e já teve algumas exibições online.

A outra exposição que reabre o MAR é "Memória, Viagem e Água" e reúne três instalações da artista Aline Motta. Ela discute as relações desiguais da sociedade brasileira, a partir da sua composição familiar, parte portuguesa, parte africana e afro-brasileira.

Para ver de perto esses trabalhos o visitante precisa agendar dia e horário, gratuitamente, pelo próprio site do MAR www.museudeartedorio.org.br. O acesso é limitado a 60 pessoas em cada um dos três horários diários disponíveis: 10h, 14h e 16h.

E para garantir a segurança do público, o museu estabeleceu outras medidas sanitárias, como o uso de máscara cobrindo o nariz e a boca é obrigatório o tempo todo e em todos os espaços. Além disso, os visitantes devem manter ao menos 2 metros de distância uns dos outros. Os bebedouros não estarão funcionando, e por isso será permitida e entrada com garrafas de água com tampa.

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo