Morre Jane Di Castro, artista pioneira na luta LGBTI

Publicado em sexta-feira, 23 Outubro, 2020 - 21:52 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A atriz e cantora Jane Di Castro morreu nesta sexta-feira (23) aos 73 anos, vítima de um câncer. Jane era uma da mais importantes artistas trans do país. 

De acordo com o Hospital Federal de Ipanema, onde ela estava internada, Jane Di Castro havia sido submetida a um procedimento cirúrgico no dia 8 de setembro, e teve alta oito dias depois. Mas no último dia 14 de outubro ela voltou a ser internada e, desde então,  estava sob tratamento medicamentoso.

Jane estreou na noite carioca em 1966, no espetáculo "Les Girls", um dos primeiros com homens vestidos de mulheres, no Teatro Dulcina. Desde então, não saiu mais dos palcos.

Foi dirigida por grandes nomes como Ney Latorraca, Bibi Ferreira, Marlene, Berta Loran.  Atuou também em vários trabalhos na televisão e no cinema. No documentário Divinas Divas, dirigido por Leandra Leal, Di Castro conta sua luta junto a outras grandes artistas trans, como Rogéria, para romper padrões em uma época de grande repressão.

Durante o programa Atos, da TV Brasil, Jane relembrou esse período difícil, em que chegou a ser presa várias vezes por se vestir de mulher,  mas ressaltou a felicidade que a arte lhe trouxe desde então.

Diversos artistas lamentaram nas redes sociais a morte da artista. Em um vídeo, o ator Silvero Pereira prestou homenagem à companheira de cena na novela  A Força do Querer, da Rede Globo. 

Jane Di Castro também era  presença obrigatória na Parada LBTI de Copacabana. Era ela quem abria os desfiles cantando o Hino Nacional. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Ministério da Saúde negocia aumento da validade de testes de covid-19

Comissão da Câmara dos Deputados ouviu nesta quarta-feira (25) representantes do governo federal sobre denúncia de que cerca de 7 milhões de testes para diagnóstico da doença correm risco de ser descartados sem uso

Baixar arquivo
Saúde

Dia do Doador de Sangue: hemocentros alertam para redução de estoques

Em todo o país, segundo o Ministério da Saúde, os estoques caíram 20% em outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Baixar arquivo
Segurança

Operação combate exploração de crianças e adolescentes na deep web

Polícia Federal cumpriu mais de 200 mandados de busca e apreensão em 5 estados nesta quarta-feira (25)

Baixar arquivo
Educação

Escolas da rede estadual do Rio já estão com matrículas abertas

Já está aberta a etapa de rematrícula para as escolas da rede estadual do Rio de Janeiro. Os alunos que desejarem permanecer na mesma unidade escolar em que já estudam têm até a próxima quinta-feira, dia 3 de dezembro, para confirmar essa intenção.

Baixar arquivo
Saúde

Pandemia aumenta preocupação com segurança alimentar no mundo

O assunto foi abordado nesta quarta-feira, durante um seminário sobre saúde global e diplomacia organizado pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo
Economia

Famílias chefiadas por brancos têm gastos 47% maiores no Brasil

Segundo o IBGE, diferença também é percebida nas famílias em que o homem é principal responsável pelos gastos

Baixar arquivo