Online, Festival Internacional de Cinema Infantil começa sexta-feira
Um dos maiores eventos do audiovisual dedicado a crianças no Brasil comemora a maioridade em 2020 e, pela primeira vez, será totalmente online, em razão da pandemia.
A 18ª edição do FICI, Festival Internacional de Cinema Infantil, começa nesta sexta-feira e vai até o dia 2 de novembro com uma programação de filmes gratuita. Serão mais de 100 títulos, entre curtas, médias e longas-metragens, séries televisivas e conteúdos diversos, divididos por 15 salas, de acordo com temas e faixa etária.
A edição virtual inova ao trazer também outras expressões artísticas, como teatro, dança, música, clipes, oficinas, jogos.
Na avaliação do produtor e coordenador de programação do FICI, Carlos Proença, o desafio de fazer um Festival 100% online trouxe vantagens e desvantagens.
Outra vantagem, segundo Proença, é que o Festival vai poder alcançar mais lugares no Brasil.
Os conteúdos do Festival podem ser filtrados por idade, e a programação conta ainda com atividades para os pais e educadores. Uma delas é o Fórum Pensar, que vai abordar a neurociência na primeira infância.
A mostra Novos Olhares, novidade da programação do FICI Online, terá curtas e médias metragens e um clipe produzidos e realizados com a participação de crianças e adolescentes.
O FICI ainda lança nessa edição uma plataforma permanente de streaming para exibição de vídeos de internet escolhidos através da curadoria do Festival.
O produtor executivo Carlos Proença deu um spoiler na entrevista à Rádio Nacional: toda a programação ficará disponível após o término do festival.





