Livros são distribuídos em comunidades do Rio de Janeiro

Invasão de Livros é uma alusão aos dez anos da ocupação pela polícia

Publicado em 29/11/2020 - 08:28 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Mais de 16 mil livros de diversos gêneros e faixas etárias estão sendo distribuídos a moradores das comunidades dos Complexos da Penha e Alemão. A Invasão de Livros  é uma alusão aos dez anos da ocupação pela polícia militar na localidade. A mobilização acontece graças à parceria entre o portal Voz das Comunidades e a Bienal do Livro. Entre os autores, estão obras de Barack Obama, Djamila Ribeiro, Lázaro Ramos, Sônia Bridi e Emicida. O fundador do Voz das Comunidades, Rene Silva, é o idealizador da ação e comentou sobre a realização da Invasão de Livros.

SONORA:

A ação contou com o apoio de doações de livros de inúmeras pessoas, mas a maior parte foi feita pela Bienal do Livro. Cerca de cem voluntários  participaram da entrega dos livros doados em ação similar às de distribuição de cestas básicas. A diferença é que as sacolas, dessa vez, são cheias de livros. Uma das voluntárias da iniciativa, Alana Nascimento, falou sobre as expectativas para a ação

SONORA

Em 28 de novembro de 2010, forças de segurança, formadas pela Polícia Militar e Exército assumiram o controle das comunidades do Complexo do Alemão, na zona Norte da capital fluminense. Na ocasião, foram presos trinta criminosos e apreendidas dezenas de armas e dez toneladas de drogas. Bandeiras do Brasil e do Rio de Janeiro foram hasteadas no alto do Morro do Alemão. Em 2012,  depois de um ano meio de ocupação nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da capital fluminense pelo Exército, foram instaladas unidades de Polícia Pacificadora na área.

 

Tatiana Machado Lima Alves

 

 

Edição: Rosamélia de Abreu

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo