Pandemia atrasa reconhecimento do forró como patrimônio brasileiro

Pesquisa de campo seria feita este ano para receber o título do Iphan

Publicado em 15/12/2020 - 18:15 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O forró caminhava a passos largos para se tornar patrimônio cultural imaterial do Brasil. Mas a pandemia do novo coronavírus acabou adiando a salvaguarda de um dos mais autênticos gêneros musicais nordestinos.

Segundo a coordenadora de Registro do departamento de patrimônio imaterial do Iphan, Marina Lacerda, para a conclusão do processo é necessário um procedimento técnico que consiste na elaboração do Dossiê das Matrizes Tradicionais do Forró. O dossiê, por sua vez, depende de uma pesquisa de campo, que acabou não acontecendo este ano por causa do novo coronavírus.

A primeira solicitação de Registro das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural junto ao Iphan foi protocolada oficialmente em 2011 pela Associação Cultural Balaio Nordeste. A presidente da instituição paraibana, Joana Alves, conta que, nesses quase 10 anos, inúmeras articulações no âmbito estadual e nacional foram feitas para fortalecer e valorizar o gênero musical. Com tantas ações já realizadas, Joana espera que o registro seja concluído em 2022.

Apesar do atraso causado pela pandemia de Covid-19, assim como Joana Alves, a coordenadora do Iphan também é otimista em relação ao processo de reconhecimento do forró como patrimônio imaterial do Brasil.

Para que uma expressão cultural seja registrada pelo Iphan é preciso que ela tenha relevância para a memória nacional. Considerado um dos mais legítimos estilos musicais do país, o forró se tornou símbolo da cultura brasileira.

Últimas notícias
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo