Iphan lança campanha para divulgar bens culturais produzidos no Brasil

Impactados pela pandemia, coletivos culturais ganharão visibilidade

Publicado em terça-feira, 23 Fevereiro, 2021 - 10:15 Por Daniella Longuinho - Brasília

“Conectando Patrimônios: redes de artes e sabores”. Esse é o tema da campanha lançada pelo Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para divulgar bens culturais produzidos por movimentos artísticos de todo o país. O objetivo é dar visibilidade para bens registrados como patrimônio cultural brasileiro, por exemplo, livretos de literatura de cordel, instrumentos musicais, cestaria indígena e até alimentos. 

A pandemia do novo coronavírus impactou o cotidiano de festas tradicionais, como o Bumba-meu-boi, no Maranhão, e os bailes de fandango caiçara, nas regiões Sul e Sudeste. Para tentar reverter esse quadro, a campanha lançada pelo Iphan conta com um site que reúne os contatos de coletivos detentores de saberes e fazeres da cultura tradicional brasileira.

Segundo o diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan, Tassos Lycurgo, a ideia é utilizar a publicidade dos produtos associados aos bens culturais a favor dos movimentos e proteger o patrimônio cultural do país.

No site do Iphan, o público interessado poderá conhecer e adquirir produtos de grupos como o coletivo de arte indígena Wariró do Rio Negro, no Amazonas, e do teatro de bonecos Calungas Cassimiros, do Ceará. Mas, atenção: a plataforma não faz vendas. Os interessados devem entrar em contato e comprar os artigos diretamente com os grupos.

A campanha Conectando Patrimônios vai realizar um lançamento por estado a cada semana nos próximos dois meses. O estado desta semana é o Pará, com o povo do carimbó. O mestre de carimbó Lucas Bragança comemora o retorno que já começou a ter com a divulgação de sua arte pela plataforma.

Os artistas interessados em fazer parte da campanha “Conectando Patrimônios: redes de artes e sabores” podem entrar em contato com a superintendência do Iphan no seu estado para obter detalhes de como aderir à ação.

Com produção de Deogracia Pinto, da Rádio Nacional em Brasília, Daniella Longuinho

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Seis equipes deram início à Copa do Nordeste 2021

O Palmeiras venceu o Grêmio, por um a zero, o primeiro jogo válido pela final da Copa do Brasil, mesmo estando com um jogador a menos. No próximo domingo (7), a equipe gaúcha terá que vencer, por pelo menos, dois gols de diferença. Já a equipe paulista jogará por um empate.

Baixar arquivo
Saúde

Rio avança na vacinação de grupos prioritarios

Nesta etapa serão vacinados os idosos de 79 anos. A prefeitura informou ainda que vai anunciar a continuidade do calendário, assim que houver a confirmação da distribuição de mais vacinas pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Março Amarelo chama a atenção para os cuidados com a endometriose

Quase sete milhões de brasileiras têm diagnóstico de endometriose. A doença é crônica, mas tem tratamento. 

O mês de março é dedicado a alertar para os cuidados com a doença que pode causar fortes dores e até a infertilidade. 

Baixar arquivo
Política

Compra de vacinas contra covid-19 deve ser analisada no Congresso

Além dessas propostas,  expectativa também da Câmara para a escolha do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, e ainda os andamentos dos processos no Conselho de ética.

Baixar arquivo
Economia

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Saúde

Dia Mundial das Doenças Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo