Brasil e oito países de língua portuguesa apresentam o FestLip

Publicado em 25/03/2021 - 19:56 Por Fabiana Sampaio, repórter da Rádio Nacional - Brasília

Artistas do Brasil e de mais oito países que tem o português como língua oficial se apresentam a partir dessa sexta-feira, no FestLip - Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa. Essa é a segunda edição do evento totalmente online que celebra a cultura desses países.

O homenageado deste ano é o cantor, compositor e escritor caboverdiano Mário Lúcio Sousa, premiado internacionalmente.  O artista abre o festival diretamente de sua terra natal, com um show ao vivo.

A produção teatral do artista também vai estar presente no  festival. Atores da peça Os Dias de Birgitt, com texto assinado por Mario, vão conversar com o público ao vivo no dia da estreia do espetáculo, no domingo.

A curadora do FestLip, Tânia Pires, detalha algumas atrações do festival contando que haverá apresentações de artistas de vários países. E o diretor do coletivo Complexo Duplo, Felipe Vidal, conta que seu espetáculo Dois, é um experimento cênico online criado a partir de um álbum da banda Legião Urbana.

Na segunda-feira, um debate virtual vai reunir profissionais de diversos países para refletir sobre os desafios impostos pela pandemia da covid-19, expectativas sobre o “novo normal”, sobretudo a partir da questão da mobilidade.

Os sabores também marcam presença no FestLip. A Mostra Gourmet será transmitida ao vivo no encerramento do evento diretamente de Porto Seguro. A chef baiana Helô Lima vai ensinar a preparar uma receita inédita da Feijoada d’Além Mar, com feijão branco, temperos trazidos das Índias pelos portugueses e uma mistura de sofisticados frutos do mar da Bahia.

O Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa pode ser acessado no canal do FestLip no Youtube e também pelo Facebook

A programação, de graça, começa na sexta-feira, às sete da noite e vai até terça-feira. Mais informações em festlip.com.br.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Sheily Noleto

Últimas notícias
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo