Museu Nacional lança livro sobre recuperação de acervo após incêndio

Mais de 20 milhões de itens foram atingidos por fogo em 2018

Publicado em 06/04/2021 - 15:58 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Museu Nacional lançou o livro “500 dias de Resgate: Memória, Coragem e Imagem”, que narra os esforços para resgatar o rico acervo de mais de 20 milhões de itens, quase todo destruído por incêndio em setembro de 2018.

Durante o evento, nesta terça-feira, foi anunciada a recuperação do esqueleto de um dinossauro, descoberto este ano em meio aos escombros do Palácio histórico, na Quinta da Boa Vista, zona norte carioca.

O fóssil, de aproximadamente 80 milhões de anos, foi soterrado pelos andares superiores do Museu, que vieram abaixo com as chamas. Segundo os pesquisadores, a estrutura protegeu os ossos do contato direto com o fogo, o que garantiu que o material fosse recuperado em boas condições.

A peça, composta por dois blocos com vértebras articuladas, foi resgatada após uma série de expedições, realizadas entre 2003 e 2006, em Mato Grosso. E, depois, acabou sendo incorporada ao acervo da instituição.

Ao anunciar a novidade, a vice coordenadora do Resgate de Acervos do Museu Nacional, Luciana Carvalho, disse que foi uma surpresa encontrar o esqueleto praticamente intacto sob os escombros.

Até agora, as equipes do Museu conseguiram resgatar cerca de 5 mil lotes, que reúnem objetos de 14 das 25 coleções que integravam o acervo antes do incêndio.

O diretor do Museu Nacional, Alexander Kelner, disse que, apesar do atraso causado pela pandemia, o trabalho de retirada e armazenamento das peças já foi praticamente concluído. A próxima fase, segundo ele, é investir na elaboração de um inventário e na restauração dos objetos, processo que ainda não começou.

De acordo com o vice-reitor da UFRJ, Carlos Frederico Rocha, a expectativa é que parte das reformas seja apresentada ao público no dia 7 de setembro do ano que vem, quando o Brasil completa 200 anos de independência. Já para a reabertura das portas da mais antiga instituição científica do país, a previsão é que ela aconteça em 2025.

O total de recursos para a recuperação é estimado em R$ 379 milhões. Até o momento, foram captados e aplicados nas etapas concluídas ou em andamento cerca de R$ 245 milhões.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Brasil e União Europeia realizam encontro sobre mudanças climáticas

A ideia do encontro foi estabelecer um diálogo político sobre as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável. 

Baixar arquivo
Política

Senado debate projeto que proíbe reajuste de medicamentos na pandemia

A correção nos preços é autorizada anualmente e definida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, ligada ao Ministério da Justiça.

Baixar arquivo
Geral

Cheia do Rio Negro pode afetar quatro mil pessoas em Manaus

De acordo com boletim do Serviço Geológico do Brasil, o rio Negro segue em processo de enchente, subindo a uma média de 5 cm por dia, considerado alto para o período.

Baixar arquivo
Esportes

A 100 dias de Tóquio, Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades

A 100 dias dos jogos de Tóquio, o Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades e ainda tem chance de classificação em mais 30. Saiba mais com Astrid Nick. 

Baixar arquivo
Educação

Prazo para inscrição no Sisu termina nesta quarta-feira

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso a um curso de graduação em universidades públicas do país.

Baixar arquivo
Geral

Rainha de Copas: Operação investiga facção ligada ao tráfico no Rio

Segundo a Polícia Civil, os alvos da investigação “ostentam em redes sociais uma vida luxuosa, residindo em mansões em condomínios de alto padrão.

Baixar arquivo