Obras de Oscar Niemeyer são tombadas em definitivo pelo Iphan

Com o tombamento, edificações passam a ficar sob a vigilância do Iphan

Publicado em 23/04/2021 - 10:35 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após 14 anos do início do processo, 27 obras do arquiteto Oscar Niemeyer no Distrito Federal, incluindo os edifícios do Distrito Federal, como o Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, além dos palácios do Jaburu, Alvorada e da Justiça foram tombados em definitivo pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em 2007, o próprio Niemeyer encaminhou às autoridades uma lista de obras que deveriam ser tombadas na capital do país. Na prática , quando é tombado o bem passa a ser protegido pelas autoridades, que ficam responsáveis pela manutenção, impedindo que os prédios e monumentos sejam destruídos ou descaracterizados.

Com o tombamento, as obras escolhidas ficam sob a vigilância do Iphan. Qualquer intervenção nessas obras e no seu entorno devem ser autorizadas pelo órgão.

O historiador e coordenador técnico do Iphan,  Thiago Perpétuo,  explica que o processo de tombamento, como o do conjunto de prédios em Brasília, é complexo e pode levar anos para ser concluído. Mas Thiago lembra que isso não significa que os monumentos estavam desprotegidos.

Um dos maiores arquitetos do país, e nome de destaque na  moderna arquitetura brasileira, Oscar Niemeyer morreu em 2012. Ele foi responsável por mais de 200 obras no Brasil e no exterior.

O conjunto de edificações agora protegido está em quatro cidades: Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo e Brasília. Em São Paulo, por exemplo, está o conjunto projetado para o Parque do Ibirapuera, que inclui os palácios das Artes, das Nações, dos Estados, da Indústria e o da Agricultura, além da Grande Marquise.

Já no Rio de Janeiro, está a Passarela do Samba e a Casa das Canoas, projetada originalmente para ser a residência de Niemeyer. Em Brasília está a maior parte dos bens tombados, que inclui os blocos ministeriais, Teatro Nacional, Memorial JK e Memorial dos Povos Índígenas.

Edição: Roberto Piza / Nathália Mendes

Últimas notícias
Economia

INSS do Rio vai abrir mais de mil vagas em mutirões de BCP

O benefício dá direito a um salário mínimo, para idosos e pessoas com deficiência, com  renda familiar de até um quarto do salário-mínimo per capita, calculada com base nas informações do Cadastro Único e dos sistemas do INSS. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Um bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias, aponta ONU

Segundo o coordenador da Ação da Cidadania, Kiko Afonso, as estimativas mostram que mais de 80% do desperdício de alimentos no Brasil vem da cadeia produtiva do alimento até o supermercado. Além disso, o que se desperdiça, daria para alimentar oito vezes a população brasileira durante um ano.

Baixar arquivo
Saúde

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue a partir de abril. 

São cidades dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo