Brasil perde Nelson Sargento, de 96; conheça a história do sambista

Artista tratava complicações causadas pela covid

Publicado em 27/05/2021 - 19:35 Por Lígia Souto, da Rádio Nacional  - Rio de Janeiro

O Brasil perdeu um dos principais nomes do samba. Morreu, nesta quinta-feira, aos 96 anos, o cantor e compositor Nelson Sargento. O baluarte da Estação Primeira de Mangueira estava internado no Instituto Nacional de Câncer, no Rio de Janeiro, onde chegou na semana passada, com um quadro de desidratação e anorexia. Já na unidade, onde tratou um câncer há 15 anos, o sambista foi submetido a um teste que confirmou o coronavírus. Sargento foi um dos primeiros cariocas a receber a vacina contra a covid-19, em fevereiro. 

Nas redes sociais, amigos e artistas lamentaram a morte de Sargento. Entre eles, o companheiro de samba, jornalista e compositor Rubem Confete.

Políticos também destacaram a trajetória do mestre do samba , que também era escritor, ator e artista plástico. 

Nascido em 25 de julho de 1924, Nelson Mattos foi criado no morro do Salgueiro, na Tijuca,  onde teve contato pela primeira vez com o samba. Antes de estourar na música, porém, o artista serviu ao Exército, na década de 1940. E foi lá que ganhou o apelido que carregou praticamente a vida toda. Ainda na adolescência despontou na música, mas foi aos 31 anos que compôs o primeiro sucesso de carnaval. 

Entre as grandes obras, ele compôs Cântico à natureza, samba-enredo da Mangueira em 1955, ano em que a escola ficou em segundo lugar no Carnaval carioca. E colecionou sucessos que consolidaram seu nome como um dos baluartes do samba. Uma das mais famosas composições é "Agoniza, Mas Não Morre".

Nelson Sargento deixa a mulher, Evonete Belizario Mattos, e nove filhos.

Edição: Cynthia Cruz Pereira e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo