Invalid Scald ID.

Dia do Café: origem da data relaciona-se com início da colheita

Associação promoverá semana de divulgação do produto

Publicado em 23/05/2021 - 16:55 Por Leandro Martins, da Rádio Nacional - Brasília

Puro ou em suas muitas variações… carioca, pingado, cappuchino, americano, expresso, mocacchino... Nesta segunda (24), é Dia Nacional do Café, que homenageia essa que é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e que tem o Brasil como o maior produtor e exportador, seguido do Vietnã e da Colômbia.

E sabe a razão da escolha desse dia? Porque, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), 24 de maio marca o começo da colheita do café no país. E neste ano, será realizada a primeira Semana do Café, que acontece até o próximo dia 29. O objetivo é promover o consumo do café de qualidade e divulgar as ações da instituição.

Agora vamos falar sobre as propriedades do café: quando consumido até 4 vezes ao dia, aumenta a capacidade de concentração; e a cafeína, seu princípio ativo, evita a depressão e o mau humor. Uma pesquisa recente mostra também que beber pelo menos duas xícaras de café por dia pode aumentar a expectativa de vida dos consumidores em até dois anos. Tem mais: a borra do café, aquele pozinho que resta depois de coar a bebida, é um ótimo adubo.

Edição: Leila dos Santos e Luiz Cláudio Ferreira

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo