Museu com peças de religiões de matriz africana será inaugurado no RJ

É o primeiro do gênero e será aberto na Baixada Fluminense

Publicado em 27/05/2021 - 22:23 Por Fabiana Sampaio, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O primeiro museu dedicado às Comunidades Tradicionais de Terreiros do estado do Rio, o Museu Memorial Iyá Davina, vai ser reinaugurado neste sábado em São João de Mertiti, na baixada fluminense, após passar por revitalização.

Sob o comando de Mãe Meninazinha de Oxum, do Ilê Omolu Oxum, considerada um das Casas de Axé mais tradicionais do Rio, o Museu possui um acervo com mais de 120 itens inventariados, entre objetos sagrados, fotografias e documentos.

O Memorial foi criado em 1997 em homenagem à Iyá Davina, referência do Candomblé, nascida em 1880, que é avó de Mãe Meninazinha de Oxum.

A Iyalorixá conta que a ideia de criar um museu surgiu da observação do uso de  um banco que pertenceu a avó.

Para Mãe Meninazinha,  a disponibilização do acervo oferece uma oportunidade para que as penssoas  entendam e respeitem mais as religiões de matriz africana.

O curador do acervo, Marco Antônio Teobaldo, afirma que a exepctativa é democratizar o acesso a essa coleção  também no ambiente digital.  Teobaldo  destaca o pioneirismo de Mãe Meninazinha de Oxum ao criar a instituição, que é registrada no IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus, e é um dos poucos museus existentes na  baixada fluminense. 

Mãe Meninazinha de Oxum também está á frente do movimento que conseguiu a transferência de objetos sagrados das religiões de matriz africana, da Polícia Civil do Rio do Estado para o Museu da República no Rio de Janeiro. 

A  reinauguração do Museu Memorial  Iya Davina será às seis horas da noite, em transmissão online pelo Facebook do Ilê Omolu Oxum, devido às restrições da pandemia.

Na ocasião, também será lançado o documentário “Balaio de Omolu”, onde Mãe Meninazinha revive as  lembranças do seu terreiro e revisita o acervo de objetos sagrados do Museu.

Edição: Roberto Piza e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo