Orquestra Sinfônica Brasileira abre hoje a temporada artística de 2021

Apresentação virtual será às 20h nas redes sociais

Publicado em 26/05/2021 - 09:19 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Orquestra Sinfônica Brasileira retorna aos palcos nesta quarta-feira (26), no Rio de Janeiro, após mais de  um ano sem apresentações presenciais devido à pandemia.

O primeiro concerto abre a temporada artística de 2021 às 20h, ainda sem a presença de público. A apresentação será transmitida ao vivo pelos perfis da OSB no Facebook e no Youtube. Na programação, obras de Mozart e do compositor brasileiro, Luiz Alvarez Pinto.

O diretor Executivo da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, Gregório Tavares, acredita que em breve também o público poderá conferir de novo um concerto presencial.

Gregório Tavares afirmou que apesar das limitações impostas pela pandemia, desde março de 2020, os trabalhos da orquestra continuaram com grande interação do público no ambiente virtual.

O concerto de retorno aos palcos vai seguir todos os protocolos de segurança e terá  um número reduzido de músicos.

Em formato de quinteto de cordas, o grupo vai interpretar o “Quinteto para Cordas nº4 K.516”, que Mozart escreveu em 1787. A obra do compositor austríaco foi escrita para o chamado "quinteto com viola",  que consiste num quarteto de cordas mais uma viola adicional.

Na sequência, a obra Te Deum Laudamus  (6 Peças Barrocas) do compositor pernambucano Luiz Alvarez Pinto, do século XVIII. 

Com 80 anos, a Orquestra Sinfônica Brasileira é considerada um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país e já realizou mais de cinco mil concertos. Em abril de 2021, a OSB foi registrada como patrimônio cultural imaterial da cidade do Rio de Janeiro.

Edição: Jéssica Gonçalves/Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo