Painel em grafite homenageia os 100 anos da atriz Ruth de Souza

Publicado em 14/05/2021 - 18:56 Por Solimar Luz, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema, a atriz Ruth de Souza, que morreu em 2019, completou 100 anos esta semana e tem recebido merecidas homenagens. Entre os eventos que lembram esse ícone da dramaturgia brasileira, está o Projeto Revitaliz’Art, exposição permanente que acontece em Mesquita, na Baixada Fluminense. Ruth de Souza é lembrada num painel em grafite, que exalta a importância da arte e do talento dos negros no Brasil e no mundo.

Criado por artistas locais, o mural fica na ciclovia da Avenida Baronesa de Mesquita, próximo à estação de trem Edson Passos.

Carioca do bairro de Engenho de Dentro, na zona norte da cidade, a atriz também é lembrada por fãs e amigos, por sua personalidade marcante e sua luta por representatividade. Para a  fotógrafa Rafaela Cassiano, amiga de Ruth de Souza, é importante manter vivos a memória e o legado da atriz, referência para várias gerações.

Em 50 anos de trabalho na TV Globo, Ruth de Souza fez mais de 30 novelas, entre elas Sinhá Moça, que lhe rendeu indicação ao prêmio de melhor atriz, no Festival de Veneza. No cinema, a atriz participou de mais de 20 filmes.

Em mais de 70 anos de carreira, ela também teve presença marcante no teatro, onde estreou aos 24 anos, no palco do Municipal do Rio de Janeiro, como ponta na peça O Imperador Jones, do dramaturgo norte-americano Eugene O’Neill. Sua primeira grande atuação foi em 1947, em O Filho Pródigo, do escritor Lúcio Cardoso.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

ONU anuncia mais 175 livros infantis para Clube de Leitura ODS

A ONU tem um desafio a ser cumprido até 2030: são os objetivos do desenvolvimento sustentável. E esse assunto também deve ser conhecido pelas crianças. Foram anunciadas as 175 obras escolhidas para aumentar o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Baixar arquivo
Esportes

Atlético-MG recebe São Paulo neste domingo no Mineirão

Atlético-MG e São Paulo precisam concentrar forças para o Campeonato Brasileiro. Galo e Tricolor passaram por dificuldades nas duas primeiras rodadas e perderam pontos que podem ser preciosos no fim da competição.

Baixar arquivo
Geral

Ministério de Direitos Humanos lança campanha contra trabalho infantil

12 de junho é o Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. No Brasil, é ilegal qualquer tipo de trabalho realizado por crianças ou adolescentes com menos de 16 anos, independentemente da finalidade ou remuneração.

Baixar arquivo
Geral

Criminoso mais procurado do Rio é morto em ação da Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro capturou neste sábado (12) Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko, chefe da maior milícia em atividade do

Baixar arquivo
Esportes

Seleção venezuelana confirma 12 casos positivos para covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que foi notificada pela Confederação Sul-americana de Futebol, a Conmebol, nessa sexta-feira (12), de que 12 integrantes da seleção venezuelana de futebol, entre

Baixar arquivo
Geral

Queiroga diz que todos os brasileiros devem ser vacinados este ano

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assegurou neste sábado (12), que todos os brasileiros com mais de 18 anos deverão estar vacinados contra a covid-19 até o final deste ano.

Baixar arquivo