RJ: Palacete do Museu Histórico da Cidade reabre após dez anos fechado

Publicado em 18/05/2021 - 16:59 Por Ligia Souto - Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Depois de uma década fechado, o Palacete do Museu Histórico da Cidade, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, foi reaberto nesta terça-feira (18), que comemora o Dia Internacional dos Museus.

A cerimônia do antigo solar do início do século XIX, contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, que ressaltou a importância da cultura para a retomada do desenvolvimento da cidade.

Para a reabertura, a construção que pertenceu ao abolicionista Marquês de São Vicente e ao empresário Guilherme Guinle, passou por uma reforma no interior e restauração da fachada.

O secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini, comemorou a devolução do Museu para cariocas e turistas. O movimento, segundo ele, marca a retomada gradual das atividades nos equipamentos de Cultura do Rio.

O palacete abrirá as portas para o público a partir desta quinta-feira. Além o parque, que ocupa uma área de 500 mil m², no interior do museu, uma exposição permanente, com mais de 400 peças ligadas ao Rio de Janeiro, estará ao alcance dos visitantes.

O Museu Histórico da Cidade ficará aberto de quinta a domingo, das nove da manhã as quatro da tarde. A entrada é gratuita e segue os protocolos de segurança contra a covid-19. Para evitar aglomerações, o palacete vai receber grupos de até 15 pessoas. 

Edição: Raquel Rodrigues / L Pedrosa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Ministério de Direitos Humanos lança campanha contra trabalho infantil

12 de junho é o Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. No Brasil, é ilegal qualquer tipo de trabalho realizado por crianças ou adolescentes com menos de 16 anos, independentemente da finalidade ou remuneração.

Baixar arquivo
Geral

Criminoso mais procurado do Rio é morto em ação da Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro capturou neste sábado (12) Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko, chefe da maior milícia em atividade do

Baixar arquivo
Esportes

Seleção venezuelana confirma 12 casos positivos para covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que foi notificada pela Confederação Sul-americana de Futebol, a Conmebol, nessa sexta-feira (12), de que 12 integrantes da seleção venezuelana de futebol, entre

Baixar arquivo
Geral

Queiroga diz que todos os brasileiros devem ser vacinados este ano

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assegurou neste sábado (12), que todos os brasileiros com mais de 18 anos deverão estar vacinados contra a covid-19 até o final deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor é iluminado de vermelho contra trabalho infantil

O monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, vai ser iluminado com a cor vermelha a partir das 18 horas deste sábado (12).

Baixar arquivo
Geral

Políticos repercutem a morte de Marco Maciel, aos 80 anos

Morreu neste sábado (12), o ex-vice-presidente da República Marco Maciel, aos 80 anos, em Brasília.

O político, nascido em Pernambuco, esteve no cargo entre 1995 e 2002, eleito junto com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele era filiado ao PFL, hoje DEM.

Baixar arquivo