Perto dos 90 anos, Zuenir Ventura estreia série Depoimentos Cariocas

Publicado em 18/05/2021 - 20:15 Por Tatiana Alves - Rádio Nacional - Brasília

Vídeos sobre a memória da cidade do Rio de Janeiro, por meio do olhar de quem já contou tantas histórias sobre ela, são o tema da série “Depoimentos Cariocas”. A cada mês, a cidade será tema de uma entrevista com um veterano carioca,  seja ele de nascimento ou de coração. Jornalistas, escritores, educadores, urbanistas, cineastas e músicos estão entre os entrevistados. O primeiro depoimento será o escritor e jornalista Zuenir Ventura, que completa 90 anos em 1º de junho.

O cronista carioca tem quase 70 anos de carreira, com passagens por jornais como Tribuna da Imprensa, do Jornal do Brasil e revistas como Visão e Veja, entre outros veículos, em um dos momentos de maior efervescência do jornalismo carioca. A longa trajetória fez do mineiro Zuenir um dos grandes especialistas na história do Rio de Janeiro. Não à toa, ele elegeu a cidade como cenário de livros que escreveu, como : “1968 -  o ano que não terminou” e “Cidade partida”, que ganhou o Prêmio Jabuti de 1995.

Da obra literária de Zuenir Ventura – membro da Academia Brasileira de Letras desde 2015 – também fazem parte títulos como “Minhas histórias dos outros”, que saiu originalmente em 2005 e agora é relançado agora em sua versão revisada e ampliada. O livro, que traz suas memórias, serviu de guia para sua participação na série “Depoimentos Cariocas”.

A produção dos depoimentos é do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Para as entrevistas seguintes já estão confirmadas as participações do antropólogo Roberto DaMatta, da professora Terezinha Saraiva e do jornalista e escritor Ruy Castro.

Os vídeos podem ser vistos no perfil do Arquivo Geral da Cidade no YouTube e também em áudio, por plataformas de podcast.

Edição: Raquel Rodrigues / L Pedrosa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

STJ aprova que preso em local degradante terá redução de pena

Uma decisão inédita do Superior Tribunal de Justiça considerou que seja contado em dobro todo o período que uma pessoa esteve presa em local degradante. A decisão é um importante precedente e pode ser aplicada para outras situações semelhantes.

Baixar arquivo
Política

CPI da Pandemia lista 14 pessoas que passam a ser investigadas

Relator da CPI da Pandemia do Senado, Renan Calheiros, divulgou uma lista com 14 pessoas que, inicialmente eram testemunhas, e agora passam a ser investigadas. Entre elas, estão o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Baixar arquivo
Segurança

Quatro pessoas foram mortas em operação contra facção criminosa

Quatro pessoas foram mortas nesta sexta-feira, incluindo um adolescente de 16 anos, em uma operação contra uma facção criminosa coordenada pela polícia civil do Rio de Janeiro em conjunto com as polícias civis do Pará e do Amazonas e ainda com apoio da Polícia Militar do Rio.  

Baixar arquivo
Esportes

Série D tem clássico potiguar e duelo paulista na tela da TV Brasil

O fim de semana de Série D na TV Brasil começa às 15h (horário de Brasília) deste sábado (19), com o duelo paulista entre Portuguesa e Santo André. No domingo, às 16h, tem Clássico Rei potiguar pelo Grupo 3: América de Natal e ABC, no estádio das Dunas.

Baixar arquivo
Economia

Procon-SP quer saber detalhes sobre a segurança dos celulares

Com o aumento de roubos de celulares para o acesso a aplicativos bancários, o Procon de São Paulo notificou empresas de telefonia como Samsung, Apple e Motorola, além de instituições financeiras e bancos para saber o grau de vulnerabilidade dos aparelhos.

Baixar arquivo
Geral

Bolsonaro participa da entrega de títulos rurais no Pará

A 500 quilômetros de Belém, capital do Pará, o presidente Jair Bolsonaro participou da entrega de títulos rurais, na cidade de Marabá, nesta sexta-feira (18).

Baixar arquivo