Prefeitura de SP lança editais para 100 anos da Semana de Arte Moderna

Publicado em 12/05/2021 - 16:27 Por Eliane Gonçalves - Rádio Nacional - São Paulo

São Paulo se prepara para celebrar os cem anos da Semana de Arte Moderna em 2020. A programação promete ser extensa e ainda está sendo desenhada, mas a prefeitura já lançou o edital de dois concursos. Os interessados em participar do concurso para a elaboração dos cartazes e do monumento podem acessar os editais no site da prefeitura de São Paulo. Os concursos estão abertos para artistas do país inteiro.

Um deles é para a construção de um novo monumento que vai ficar em frente a Praça das artes, no coração da cidade, o vale do Anhangabaú, pertinho do Theatro Municipal. O edital dá o norte: “a escultura deverá ter uma linguagem artística atual, sem pedestal e dialogar com o entorno”. O outro concurso é para a escolha dos cartazes que vão divulgar o evento “Modernismo 22 + 100”.

A semana de arte moderna de 1922 aconteceu em fevereiro, às vésperas do carnaval. Palco, saguões e escadarias do Theatro Municipal de São Paulo foram tomados por música, dança, palestras, recitais e exposições que chocaram a sociedade e lançaram as sementes do movimento antropofágico. S

A proposta da semana, na época, era parar de imitar o que vinha de fora e passar a engolir as influências, digerir e produzir uma arte brasileira. Jovens contestadores se transformariam em cânones, como Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald Andrade, Anita Malfatti, Victor Brecheret.  Na música, lançou as bases do que viria a ser a música popular brasileira. Destaque para Villa Lobos e Mario de Andrade. Bem antes de escrever a história de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, Mario de Andrade foi professor de música. Quem conta é a professora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Flavia Toni.

As artes plásticas também viraram de cabeça pra baixo. Uma reviravolta que teve à frente as mãos e os olhares de mulheres, como explica a socióloga Ana Paula Simioni. Há um século, o Brasil tinha acabado de enfrentar a Gripe Espanhola a primeira guerra mundial chegava ao fim. Na época, foi a arte dos herdeiros da oligarquia do café quem provocou a ruptura. 

Edição: Raquel Rodrigues / L Pedrosa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid-19: Queiroga diz que adultos serão vacinados até setembro

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prometeu nesta segunda-feira vacinar toda população adulta contra o coronavírus com pelo menos uma dose até setembro. Nesta segunda-feira chegou a 501 mil o número de mortos pela covid -19.

Baixar arquivo
Política

Ministros do TSE esclarecem segurança da urna eletrônica a deputados

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral receberam durante a tarde um grupo de deputados federais que fazem parte da comissão especial que discute a Proposta de Emenda à Constituição do voto impresso. Eles conheceram detalhes do sistema de votação eletrônica.

Baixar arquivo
Saúde

Grávidas e puérperas já podem ser vacinadas no DF contra a covid-19

As grávidas e as mulheres que ainda estão no período de resguardo pós parto, de 45 dias -  as puérperas - já podem ser vacinadas no Distrito Federal contra a covd-19. Mas é preciso se cadastrar no sistema de agendamento da Secretaria de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Pesquisa aponta que vacinação evitou 40 mil mortes de idosos

Pesquisa aponta que este ano vacinação já evitou mais de 40 mil mortes de idosos pela covid-19 no Brasil. Os cálculos,indicam que sem a vacinação, a tendência era que em 2021, nos seis primeiros meses, o número de mortes de idosos com mais 70 anos ultrapassaria os 90 mil.

Baixar arquivo
Geral

Em 2019, 1,8 milhão de crianças foram submetidas ao trabalho infantil

1,8 milhão de crianças e adolescentes foram submetidas ao trabalho infantil em 2019, e o trabalho infantil tem um perfil de cor e idade.

Baixar arquivo
Saúde

Observatório Covid-19: pandemia pode se agravar com entrada do inverno

Infectologista destaca que o inverno é um momento de alerta e que em caso de aparecimento de sintomas relacionados a doenças respiratórias, como coriza, febre, tosse, dor de garganta, é necessária uma avaliação médica. 

Baixar arquivo