Mostra de Cinema de Ouro Preto começa hoje com programação online

Mais de 100 filmes serão exibidos no festival

Publicado em 23/06/2021 - 07:35 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Pelo segundo ano em formato online por causa da pandemia, começa nesta quarta-feira (23)  a 16ª edição da CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto,  com programação totalmente gratuita. O Festival será transmitido pelo site do evento e também pode ser acompanhado  pelas redes sociais da Cineop. 

Serão exibidos 118 filmes em pré-estreias e mostras temáticas. Além do Brasil, que participa com produções de 14 estados, a mostra ainda tem a participação de produções do Chile, Colômbia e Portugal.

A coordenadora da Mostra,  Raquel Hallak, afirma que apesar do formato totalmente digital, o Cineop mantém seu propósito.

Raquel Hallack explica a temática central escolhida para esta edição: "Memórias entre diferentes tempos”.

O publico ainda vai poder participar de 32 debates e rodas de conversa, com a participação de mais de 130 profissionais nacionais e internacionais em torno dos três eixos temáticos da Cineop, história, preservação e educação. 

Este último vai trazer debates focados na questão do ensino à distância no cenário de pandemia, metodologias de criação que unem o cinema à educação. 

A abertura oficial acontece nesta quarta-feira, às 20h, com uma performance audiovisual que  apresenta a temática central, e também presta  uma homenagem ao ator Chico Diaz, um dos principais nomes da dramaturgia brasileira no cinema, teatro e televisão, com a entrega do Troféu Vila Rica. 

Quatro décadas da sua trajetória nas telonas serão tema do debate inaugural, que vai revisitar várias obras da carreira do ator.

Edição: Roberto Piza/Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo