No centenário de morte de João do Rio site apresenta textos inéditos

Publicado em 23/06/2021 - 17:29 Por Tatiana Alves, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Há cem anos, em 23 de junho de 1921,  morria João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto, ou João do Rio, pseudônimo que o tornou conhecido. O escritor e jornalista é lembrado por ter desvendado a alma das ruas cariocas, ao ser testemunha da época em que viveu e deixar uma obra que continua atual.

Em entrevista concedida ao programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, o historiador e escritor Luis Antonio Simas, conta que o escritor em suas crônicas registrou fatos curiosos da religiosidade carioca no início do século XX.

João do Rio começou a trabalhar na imprensa aos 16 anos e notabilizou-se não apenas pelas crônicas, mas também romances, peças de teatro, ensaios, entrevistas e reportagens.

Mesmo na Academia Brasileira de Letras, sofreu preconceito por ser negro, obeso e homossexual.

Em entrevista  ao programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, o jornalista e biógrafo de João do Rio,  João Carlos Rodrigues, avalia que ele era um homem à frente de seu tempo.

João do Rio morreu aos 39 anos, no auge da carreira, de um mal súbito, dentro de um táxi. Seu corpo foi velado na redação do diário A Pátria, do qual era diretor e fundador. O enterro, um dos maiores da história carioca, realizou-se com cortejo de cerca de cem mil pessoas. Na época, a cidade, então capital federal, tinha 500 mil habitantes.

Em homenagem ao centenário de morte de João do Rio, um site organizado pela jornalista Cristiane d'Avila disponibiliza textos inéditos deste que é considerado o inventor da reportagem. As 52 colunas estão transcritas, organizadas por data de publicação e podem ser consultadas por ano, mês e palavras-chave no site: bilhetesdejoaodorio.com.br.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Bolsonaro confirma Bruno Bianco como futuro ministro da AGU

O presidente Jair Bolsonaro confirmou, nesta quinta-feira, que Bruno Bianco será o novo ministro da AGU, a Advocacia-Geral da União.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição no Rio reflete sobre futuro das cidades

A vida nas grandes cidades é o tema da exposição “Futuros Urbanos”, que acontece no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio: Metrô faz ação de prevenção e combate à violência contra mulher

Os 15 anos da Lei Maria da Penha serão lembrados com rondas, até o próximo sábado (7), dentro dos vagões femininos, para atendimento e orientação às passageiras.

Baixar arquivo
Esportes

Paralimpíada: parte da delegação brasileira embarca para disputa

Na madrugada desta quinta-feira (5), as seleções paralímpicas de natação, tênis de mesa, halterofilismo e goalball, além de membros das comissões técnicas, médica e administrativa, embarcaram rumo a sede dos Jogos.

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: Flamengo faz jogo de volta contra ABC, em Natal

O técnico Renato Gaúcho, Gabigol e os principais jogadores do Flamengo não viajaram para Natal, onde o rubro-negro enfrenta nesta quinta-feira (5), às 21h30, o ABC pela Copa do Brasil.

Baixar arquivo
Economia

Número de brasileiros endividados chega a 71,4%, o maior desde 2010

O percentual de brasileiros com dívidas voltou a aumentar em  julho, chegando a 71,4%. É o maior percentual desde janeiro de 2010, quando a CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo começou a realizar a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor.

Baixar arquivo