Projeto Cores do Açaí é destaque em exposição da ONU

Publicado em 17/06/2021 - 11:56 Por Tony Ribeiro - Brasília

Uma professora de artes e um grupo de estudantes do Ensino Fundamental do município de Jacundá, no Pará, são destaques em uma exposição na sede da ONU, a Organização das Nações Unidas, na Suíça.

Há três anos, eles criaram um projeto chamado Cores do Açaí que mistura a polpa, os caroços e as folhas do fruto a diferentes elementos produzindo cores que são utilizadas em pinturas inspiradas na paisagem Amazônica.

O trabalho do grupo gerou um mini-documentário que já faturou prêmios pelo Brasil e que, agora, ganha projeção internacional.

A professora Elsamar Emerique fala da importância dessa atividade na educação dos alunos: “Eu sempre levo pra questão da valorização do ensino de arte na escola porque o ensino de arte ainda é visto como uma das áreas do conhecimento menores. Eu fico muito triste quando eu vejo isso porque não considero a arte, menor. É impossível separar a vida humana de arte”.

A professora conta que, no início, as pinturas eram sempre coletivas, mas que, por conta da pandemia, os alunos passaram a pintar individualmente. A estudante Thaiz Conceição está no Cores do Açaí desde o início. Ela fala com encantamento sobre o trabalho. "O projeto desde sempre, ele trouxe esse mix de sentimentos pra gente, desde lá da sala de aula até hoje. Mágico! Não sei explicar”, afirma.

O município de Jacundá tem cerca de 58 mil habitantes e, entre fontes de renda, a produção do açaí é um dos carros-chefes.

A estudante Eilany Almeida, também integrante do projeto, mora na região desde criança e conta a emoção que sentiu ao saber que a cultura da cidade seria conhecida na sede da ONU. “Quando eu recebi a notícia, eu comecei a tremer muito, comecei a chorar, chorar, chorar. Eu mandei mensagem pra minha mãe falando 'mãe, olha onde o Projeto Cores do Açaí chegou' minha mãe começou a ficar nervosa junto comigo, falando que tinha orgulho. Foi uma sensação maravilhosa”.

O mini-documentário Cores do Açaí faz parte da exposição Versus Art Exhibit que fica em exibição no Palácio das Nações, em Genebra, até o dia 25 de junho. Mas, você não precisa ir à Suíça para vê-lo. Basta pesquisar na internet que ele está disponível nas redes sociais.

*Com supervisão de Sâmia Mendes, Tony Ribeiro.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo