EBC regrava cena da primeira radionovela do país

Publicado em 08/06/2021 - 21:56 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Em breve, os ouvintes das Rádios Nacional e MEC, telespectadores da TV Brasil e seguidores das redes sociais da Empresa Brasil de Comunicação vão poder reviver ou conhecer uma experiência única: uma cena da primeira radionovela do país, Em Busca da Felicidade.

A produção, um verdadeiro sucesso de público em 1941, foi gravada nesta terça-feira e será veiculada a partir do dia 15 deste mês nos canais da EBC.  A gravação celebra os 80 anos do gênero no país, que nasceu nos estúdios da Rádio Nacional e virou o queridinho dos brasileiros e marca registrada da teledramaturgia.

A cena romântica de um minuto, um diálogo entre os protagonistas Alice e Carlos, foi gravada no recém inaugurado Museu da Rádio Nacional, no estúdio recriado exatamente como na época com itens originais.

Milhares de lares brasileiros aguardavam ansiosos o anúncio de mais um capítulo da saga de uma jovem que foi criada por um casal rico e que se descobre filha da empregada da família.

O gerente das Rádios MEC, Thiago Regotto, conta que o trecho escolhido explora os mais diversos efeitos sonoros, tão utilizados nas produções da época, que faziam o ouvinte viajar para dentro da trama.

A atriz Amanda Tamarozzi, que interpreta a protagonista Alice, se disse emocionada em atuar em algo tão marcante e falou que foi um desafio trabalhar com o texto de uma radionovela.

A cena foi dirigida por Waldecir de Oliveira e Bruno Barros. Waldecir conta que para a recriação e adaptação da cena de uma produção radiofônica da primeira metade do século passado foi necessário realizar uma pesquisa e buscar referências da época.

Bruno Barros acrescenta que a produção também foi adaptada para a televisão e na sua opinião o maior desafio foi trazer para o telespectador a emoção da época.

A encenação ganhou uma audiência ilustre. O radioator Laio Júnior, que atuou em radionovelas da Rádio Nacional entre as décadas de 1970 e 1990. Laio Júnior se emocionou ao reviver parte dessa história.

A cena gravada faz parte do capítulo 20 do primeiro ano de transmissão de Em Busca da Felicidade, já que seu sucesso fez com que a narrativa se estendesse por dois anos.

Os registros sonoros da versão original, gravados em acetato à base de vidro, não resistiram ao tempo, mas parte do roteiro continua preservada no Acervo da EBC, no Rio de Janeiro, e recebeu o certificado do Programa Memória do Mundo da Unesco,  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Câmara aprova desestatização da Eletrobras

O texto-base da medida foi aprovado por 258 votos a 136. A medida já havia sido aprovada pela Câmara, mas sofreu alterações no Senado na semana passada e, por isso, precisou passar por nova votação dos deputados.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Queiroga diz que adultos serão vacinados até setembro

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prometeu nesta segunda-feira vacinar toda população adulta contra o coronavírus com pelo menos uma dose até setembro. Nesta segunda-feira chegou a 501 mil o número de mortos pela covid -19.

Baixar arquivo
Política

Ministros do TSE esclarecem segurança da urna eletrônica a deputados

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral receberam durante a tarde um grupo de deputados federais que fazem parte da comissão especial que discute a Proposta de Emenda à Constituição do voto impresso. Eles conheceram detalhes do sistema de votação eletrônica.

Baixar arquivo
Saúde

Grávidas e puérperas já podem ser vacinadas no DF contra a covid-19

As grávidas e as mulheres que ainda estão no período de resguardo pós parto, de 45 dias -  as puérperas - já podem ser vacinadas no Distrito Federal contra a covd-19. Mas é preciso se cadastrar no sistema de agendamento da Secretaria de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Pesquisa aponta que vacinação evitou 40 mil mortes de idosos

Pesquisa aponta que este ano vacinação já evitou mais de 40 mil mortes de idosos pela covid-19 no Brasil. Os cálculos,indicam que sem a vacinação, a tendência era que em 2021, nos seis primeiros meses, o número de mortes de idosos com mais 70 anos ultrapassaria os 90 mil.

Baixar arquivo
Geral

Em 2019, 1,8 milhão de crianças foram submetidas ao trabalho infantil

1,8 milhão de crianças e adolescentes foram submetidas ao trabalho infantil em 2019, e o trabalho infantil tem um perfil de cor e idade.

Baixar arquivo