Museu da Língua Portuguesa reabre neste fim de semana, após seis anos

Reabertura para o público em geral será no domingo (1º)

Publicado em 30/07/2021 - 08:12 Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Expectativa para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa, seis anos após o incêndio de grandes proporções que destruiu o espaço, em 2015. A cerimônia para convidados será neste sábado (31), com transmissão online pelas redes sociais do museu.

No domingo (1º) será aberto ao público em geral, com muitas novidades. O espaço Línguas do mundo traz áudios em 23 línguas que têm relação com o português falado no Brasil, incluindo expressões originárias como o Yorubá e o quéchua.

A diretora técnica do Museu, Marília Bonas, conta que outro espaço inédito criado no museu fará a celebração da língua portuguesa falada nas diversas regiões do país.

Espaços de visitação anteriores de muito sucesso continuam a ser exibidos, como a instalação Palavras Cruzadas, que mostra influências históricas no português falado no Brasil e a Praça da Língua, um espetáculo de luz e som que homenageia a língua falada, escrita e cantada. A praça traz poemas e músicas interpretados por nomes como Maria Bethânia e Matheus Nachtergaele. 

Por causa da pandemia, a visitação será feita seguindo cuidados sanitários. Cada visitante receberá uma caneta touch para explorar as partes interativas do museu, e a visita será restrita apenas a quem comprar ingresso online com hora e data marcada e limitada à capacidade de 40 pessoas por vez. 

Com a reforma, foram instalados no museu mais mecanismos contra incêndios. E o museu ganhou uma novidade arquitetônica, um novo terraço com vista para o Jardim da Luz e a torre do relógio.

A servidora pública Leila Pereira é uma das que gostava das exposições temporárias e costumava visitar o museu antes do incêndio.

Leila disse que espera voltar a visitar o museu em breve a partir de 1º de agosto. E quem se interessou, pode comprar e agendar o seu ingresso pelo site: museudalinguaportuguesa.com.br

* Com produção de Michelle Moreira.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo