Museu da Língua Portuguesa reabre neste fim de semana, após seis anos

Reabertura para o público em geral será no domingo (1º)

Publicado em 30/07/2021 - 08:12 Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Expectativa para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa, seis anos após o incêndio de grandes proporções que destruiu o espaço, em 2015. A cerimônia para convidados será neste sábado (31), com transmissão online pelas redes sociais do museu.

No domingo (1º) será aberto ao público em geral, com muitas novidades. O espaço Línguas do mundo traz áudios em 23 línguas que têm relação com o português falado no Brasil, incluindo expressões originárias como o Yorubá e o quéchua.

A diretora técnica do Museu, Marília Bonas, conta que outro espaço inédito criado no museu fará a celebração da língua portuguesa falada nas diversas regiões do país.

Espaços de visitação anteriores de muito sucesso continuam a ser exibidos, como a instalação Palavras Cruzadas, que mostra influências históricas no português falado no Brasil e a Praça da Língua, um espetáculo de luz e som que homenageia a língua falada, escrita e cantada. A praça traz poemas e músicas interpretados por nomes como Maria Bethânia e Matheus Nachtergaele. 

Por causa da pandemia, a visitação será feita seguindo cuidados sanitários. Cada visitante receberá uma caneta touch para explorar as partes interativas do museu, e a visita será restrita apenas a quem comprar ingresso online com hora e data marcada e limitada à capacidade de 40 pessoas por vez. 

Com a reforma, foram instalados no museu mais mecanismos contra incêndios. E o museu ganhou uma novidade arquitetônica, um novo terraço com vista para o Jardim da Luz e a torre do relógio.

A servidora pública Leila Pereira é uma das que gostava das exposições temporárias e costumava visitar o museu antes do incêndio.

Leila disse que espera voltar a visitar o museu em breve a partir de 1º de agosto. E quem se interessou, pode comprar e agendar o seu ingresso pelo site: museudalinguaportuguesa.com.br

* Com produção de Michelle Moreira.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo
Geral

Começa a Semana Nacional do Transito que discute a redução de mortes

Começou neste sábado,  e vai até o dia 27 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito, com atividades de educação, conscientização e fiscalização nas ruas e estradas do país. Neste ano, o tema é ‘trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Baixar arquivo
Geral

Decreto permite a Anatel ampliar acesso a internet

Um decreto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro dá poder para a Anatel firmar compromissos com as operadoras de telecomunicações que ampliem o acesso à internet, especialmente nas localidades com baixa ou nenhuma conectividade.

Baixar arquivo
Saúde

Inca lança aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos

O Redome, Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, coordenado pelo Inca, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, lançou neste sábado um novo aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos.

Baixar arquivo
Saúde

Programa Nacional de Imunizações completa 48 anos

Nos últimos meses quando se fala em Programa Nacional de Imunizações, o PNI, vem logo à mente a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fogo que atinge a Chapada dos Veadeiros já consumiu 15,5 mil hectares

O incêndio que começou no último domingo, 12 de setembro, no Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, continua ativo em duas frentes na região. Ao todo, o fogo já consumiu uma área de Cerrado equivalente a mais de 15,5 mil hectares.

Baixar arquivo