Projeto avalia autonomia financeira para Museu Nacional

Após incêndio em 2018, museu deve ser reinaugurado no ano que vem

Publicado em 06/07/2021 - 19:33 Por Solimar Luz, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Como captar recursos, dialogar com a sociedade civil e buscar caminhos para uma gestão financeira eficiente? Estes são alguns dos temas discutidos durante apresentação virtual, realizada nesta terça-feira, pelo Projeto Museu Nacional Vive.

Em setembro de 2018, houve um incêndio de grandes proporções, que destruiu parte das obras de arte. O museu deve ser reinaugurado no ano que vem, mas a Universidade Federal do Rio de Janeiro, responsável pela instituição, já pensa em como garantir autonomia financeira.

Durante o encontro, a chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Patrimônio e Turismo do BNDES, Luciane Gorgulho, ressaltou que engajar a sociedade e construir relações de confiança são elementos essenciais no processo de planejamento de ações que assegurem a sustentabilidade financeira das instituições culturais.

Ao falar sobre a construção de um Centro de Visitação e Educação do Museu Nacional, o antropólogo Luiz Fernando Dias Duarte, presidente da Associação de Amigos do Museu destacou a importância do novo modelo de governança que faz parte da reconstrução do Museu Nacional que fica na Quinta da Boa Vista, zona norte da cidade, e que teve suas instalações atingidas por um incêndio, em setembro de 2018.

Fundado por Dom João VI, em 1818, o Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do Brasil,  voltada à pesquisa e à memória da produção do conhecimento. 

Edição: Raquel Mariano e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo