Projeto avalia autonomia financeira para Museu Nacional

Após incêndio em 2018, museu deve ser reinaugurado no ano que vem

Publicado em 06/07/2021 - 19:33 Por Solimar Luz, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Como captar recursos, dialogar com a sociedade civil e buscar caminhos para uma gestão financeira eficiente? Estes são alguns dos temas discutidos durante apresentação virtual, realizada nesta terça-feira, pelo Projeto Museu Nacional Vive.

Em setembro de 2018, houve um incêndio de grandes proporções, que destruiu parte das obras de arte. O museu deve ser reinaugurado no ano que vem, mas a Universidade Federal do Rio de Janeiro, responsável pela instituição, já pensa em como garantir autonomia financeira.

Durante o encontro, a chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Patrimônio e Turismo do BNDES, Luciane Gorgulho, ressaltou que engajar a sociedade e construir relações de confiança são elementos essenciais no processo de planejamento de ações que assegurem a sustentabilidade financeira das instituições culturais.

Ao falar sobre a construção de um Centro de Visitação e Educação do Museu Nacional, o antropólogo Luiz Fernando Dias Duarte, presidente da Associação de Amigos do Museu destacou a importância do novo modelo de governança que faz parte da reconstrução do Museu Nacional que fica na Quinta da Boa Vista, zona norte da cidade, e que teve suas instalações atingidas por um incêndio, em setembro de 2018.

Fundado por Dom João VI, em 1818, o Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do Brasil,  voltada à pesquisa e à memória da produção do conhecimento. 

Edição: Raquel Mariano e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Direitos Humanos

São Paulo: justiça garante bolsa-aluguel para quem vivia em abrigo

A justiça de São Paulo decidiu que prefeituras vão ter que pagar bolsa-aluguel para jovens que vivem em abrigos e completam 18 anos antes de terem sido adotados ou voltarem para a família de origem.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição sobre Clarice Lispector chega ao Rio de Janeiro

A exposição fica em cartaz até outubro, no belo casarão do Instituto Moreira Sales, que fica na Gávea, na Zona Sul do Rio. A entrada é de graça.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas podem impactar as chuvas e o ecossistema no Pantanal

Materiais lançados no ar por queimadas podem impactar as temperaturas e as chuvas no Pantanal. Isso por que essas partículas minúsculas, chamadas de aerossóis, criam uma barreira para que os raios solares atinjam a terra.

Baixar arquivo
Geral

Mais de 24 milhões já entregaram a declaração do imposto de renda

O número atualizado pela Receita Federal nesta sexta-feira, a 12 dias do encerramento, representa cerca de 71% do total das declarações esperadas.

Baixar arquivo
Cultura

Podcast Entrevista é Nacional: a mistura de Beatles com baião

A banda Beatles Cordel mistura música, poesia e teatro para homenagear John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Confira no Entrevista é Nacional desta sexta-feira. 

Baixar arquivo
Saúde

Desafio ITACI Dia do Abraço busca R$ 200 mil em doações

Em funcionamento desde 2002, o hospital é referência no tratamento de câncer infantil e de doenças raras e hematológicas como a leucemia

Baixar arquivo