São Paulo: exposição interativa leva visitantes aos jogos de Tóquio

Publicado em 20/07/2021 - 20:50 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma exposição cheia de interatividade para levar o visitante a uma volta olímpica do outro lado do mundo, em Tóquio, a cidade sede dos jogos olímpicos de 2020. A Japan House, ou em português, a Casa do Japão, fica na avenida paulista, e a partir dessa terça-feira passou a contar com um lounge esportivo.

Na verdade, uma exposição que começa com a recepção pelas mascotes dos jogos, Miratowa, representantes dos atletas olímpicos, e Someity, representante dos atletas paralímpicos. Tudo para entrar no clima dos jogos que começam oficialmente nesta sexta-feira.

No saguão principal, uma viagem no tempo para conhecer como o design conseguiu superar barreiras nos jogos olímpicos de 1964, que também foram sediados no Japão. Na época, foram criados mais de 50 símbolos para representar cada um dos esportes olímpicos sem precisar usar a escrita. Os desenhos estão em um gigantesco totem no hall principal da exposição.

Nas salas ao lado, os visitantes vão poder conhecer detalhes das inovações que marcam os jogos olímpicos, a estreia de novas modalidades como o surf, o skate e o karatê. Mais a frente, é possível encontrar os equipamentos de algumas modalidades, como a cadeira de rodas do basquete paralímpico.

A interatividade é a marca da exposição. Com um clique o visitante escolhe sobre qual modalidade esportiva ele quer mais informações. Recursos audiovisuais ou em braile, para quem precisa do tato, dão conta do resto.

A pedagoga Tatiana Evalte, é de Porto Alegre, e levou o filho para fazer a viagem até a Toquio de 2020 e não se arrependeu. Para ela a interatividade garante o sucesso da exposição.

O presidente da Japan House em São Paulo, Eric Klug, ampliou o convite: " A gente está colocando a disposição a nossa casa, para todos conhecerem melhor Tóquio e o Japão."

A exposição Lounge esportivo fica em cartaz até o dia 12 de setembro e pode ser visitada entre 11h e 16h. A entrada é gratuita, mas precisa ser agendada, para manter os protocolos de segurança em função da pandemia. O agendamento pode ser feito no site japanhousesp.com.br.

 

Edição: Jéssica Gonçalves / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Brasil perde e fica fora da disputa do ouro no vôlei masculino

A luta pelo bronze acontecerá na madrugada deste sábado (7), à 1h30 (horário de Brasília), contra a Argentina.

Baixar arquivo
Esportes

Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe em Tóquio

Os baianos Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe na Olimpíada de Tóquio. No feminino, na categoria leve (até 60kg), a vaga foi garantida após a brasileira vencer a finlandesa Mira Potkonen por decisão unânime dos árbitros (5 a 0). Enquanto no masculino,

Baixar arquivo
Esportes

Caio Bonfim chega em 13º na marcha atlética de 20km

Ele competiu na madrugada desta quinta-feira (5), tendo encerrado a prova na 13ª colocação, com o tempo de 1h23min21s. A disputa aconteceu no Parque Sapporo Odori, no centro da cidade de Sapporo.

Baixar arquivo
Geral

Operação investiga esquema de golpe em investimentos de bitcoins

O alvo da operação é um suposto investidor especialista que teria lesado dezenas de pessoas em vários estados.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha pede cobrança de mais impostos sobre bebidas açucaradas

O excesso de açúcar é um dos responsáveis por cerca de três milhões de brasileiros com obesidade ou sobrepeso. O diabetes atinge a maior parte desses adultos, seguido pelas doenças cardíacas e cerebrovasculares.

Baixar arquivo