Sítio Roberto Burle Marx agora é Patrimônio Mundial da Humanidade

Título foi anunciado nesta terça-feira (27) pela Unesco

Publicado em 27/07/2021 - 13:03 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, agora é Patrimônio Mundial da Humanidade. O título, na categoria paisagem cultural, foi anunciado nesta terça-feira (27) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A candidatura brasileira é uma das que foi analisada na 44ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que está sendo realizada, desde sábado (24) até o dia 31 de julho, na cidade de Fuzhou, na China.

O espaço de 407 mil metros quadrados de área florestal abriga coleção com mais de 3,5 mil espécies de plantas tropicais e subtropicais.

Uma postagem no Instagram do Sítio diz que a inclusão na lista de patrimônios mundiais significa que estes bens tão especiais para o Brasil são também de valor universal excepcional para a humanidade.

Em entrevista à TV Brasil, a diretora do Sítio Roberto Burle Marx, Cláudia Storino, definiu o local como uma obra de arte, onde as paisagens são o elemento de maior destaque, ligando todo o conjunto com a sua poderosa personalidade.

Agora, o Sítio Burle Marx é o terceiro bem na cidade do Rio de Janeiro inscrito na lista do Patrimônio Público Mundial. Os outros dois são a paisagem do Rio e o Cais do Valongo. Ao todo no Brasil são 22.

O local está aberto à visitação de terça-feira a sábado. Por causa da pandemia de covid-19, as visitas devem ser agendadas. O telefone de contato é (21) 2410-1412.

Edição: Ana Lucia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo